Site icon Seu Dinheiro

A maré vermelha continua: Bolsas estrangeiras operam em forte queda e prenunciam mais uma semana complicada para o Ibovespa

Bear market Ibovespa dólar juros

O Ibovespa terminou a semana passada como um dos poucos índices de ações com desempenho positivo no acumulado do ano em todo o mundo. No que depender das bolsas estrangeiras, porém, essa condição está com as horas contadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Depois de ter devolvido mais de 10% dos ganhos em abril, a bolsa brasileira manteve a pegada negativa na primeira semana de maio.

Hoje, os mercados estrangeiros de ações iniciaram a semana tomados por uma maré vermelha. Os principais índices da Europa recuavam cerca de 1% em seus primeiros movimentos hoje. A queda também foi forte na Ásia.

Em Wall Street, os índices futuros de Nova York operam em baixa acentuada desde a noite de ontem. No radar dos investidores, um Fed atrás da curva soma-se aos temores relacionados com os potenciais efeitos do lockdown em Xangai sobre a economia chinesa.

As bolsas, o Fed e a curva

O Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) encontra-se atualmente nos primeiros movimentos de aperto depois de anos e anos de uma política monetária ultrafrouxa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enquanto a autoridade monetária dos Estados Unidos rebola para calibrar o ritmo do aperto, os agentes do mercado olham com lupa cada vírgula e entrelinhas dos comentários dos diretores do Fed.

Na visão de muitos analistas, o banco central dos EUA demorou demais para reagir à inflação.

“Questionar a capacidade dos bancos centrais de enfrentarem a inflação representa uma grande fonte de angústia em um momento no qual investidores tentam equilibrar certezas de curto prazo diante das incertezas de médio prazo provocadas pela inflação”, disse Stephen Innes, sócio-diretor da SPI Asset Management.

O mercado de criptomoedas acompanha a maré vermelha nas bolsas. Principais expoentes do segmento, o bitcoin (BTC) e o ethereum (ETH) operam em queda de cerca de 3% na manhã de hoje.

Exit mobile version