O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
A Petrobras fez questão de destacar que apesar do momento difícil do mercado mundial de energia, a empresa não tem adotado o repasse imediato das cotações internacionais, conseguindo manter os preços estáveis por mais tempo, além de gerar recursos que podem financiar políticas públicas

Apesar da forte pressão governamental para que a Petrobras (PETR4) evite repassar aos consumidores a alta do barril de petróleo, a estatal acaba de anunciar um novo reajuste para diesel e gasolina.
A partir do dia 18 de junho, o preço médio de venda de gasolina para as distribuidoras passará a ser de R$ 4,06 por litro, um aumento de 5,2%. Já o diesel terá um preço médio de R$ 5,61 – alta de 14,2%. Apesar disso, os preços praticados pela Petrobras seguem abaixo da paridade internacional.
Com a forte pressão em torno dos preços praticados pela companhia, e que já levou o governo a mudar o ministro de Minas e Energia, o presidente da Petrobras e membros do conselho, a companhia fez uma ampla defesa de sua política de preços e de seu caráter social na nota divulgada nesta manhã.
A estatal fez questão de destacar que apesar do momento difícil do mercado mundial de energia, a empresa não tem adotado o repasse imediato das cotações internacionais, conseguindo manter os preços estáveis por mais tempo – a gasolina ficou sem reajuste por 99 dias, enquanto o diesel ficou 39 dias sem aumento.
Respondendo também as críticas feitas repetidamente pelo presidente Jair Bolsonaro, a Petrobras se mostrou sensibilizada pelo impacto do preço dos combustíveis na vida dos cidadãos, mas que também é preciso manter os seus preços competitivos e em equilíbrio com o mercado.
A empresa também lembrou que a Petrobras é responsável por apenas uma parte do preço ao consumidor, já que a formação na bomba leva em conta outras parcelas de misturas produzidas em refinarias, custos e margens de distribuição e revenda, e tributos federais e estaduais..
Leia Também
Outro ponto de ataque do governo é o lucro bilionário registrado pela companhia nos últimos trimestres. A estatal fez questão de ressaltar que os valores também retornam para a União por meio de dividendos, tributos e royalties, quantias que podem financiar políticas públicas.
“Em 2021, a empresa recolheu R$ 203 bilhões em tributos próprios e retidos, maior valor anual já pago pela companhia, um aumento de 70% em relação a 2020. No primeiro trimestre de 2022, somente, a Petrobras pagou R$ 70 bilhões aos cofres públicos, entre tributos e participações governamentais, praticamente o dobro do valor recolhido no mesmo período de 2021. Adicionalmente, no ano de 2021, a Petrobras pagou de dividendos para a União o montante de R$ 27 bilhões, e no ano corrente, até julho, destinará ao acionista controlador o montante de R$ 32 bilhões”.
O presidente da Câmara, Arthur Lira, foi rápido em criticar a atuação da Petrobras. Em declaração nas redes sociais, Lira pediu que João Mauro Coelho, presidente já demitido da Petrobras, renunciasse imediatamente ao cargo. Após ser dispensado, Coelho aguarda a Assembleia Geral Extraordinária para entregar o cargo à Caio Paes, novo indicado do governo ao cargo.
PEGOU UMA GRIPE?
OFERTA DO HGRU11
OPORTUNIDADE À VISTA
NOVO TARIFAÇO
BOTÃO DE CAUTELA
AVANÇANDO NO SETOR DE SAÚDE
NEGOCIAÇÕES EM FOCO
BALANÇO DO MÊS
MERCADOS HOJE
UMA NOVA ERA
MERCADO IMOBILIÁRIO
NO CENTRO DA TEMPESTADE
TRÉGUA NO RADAR
POTENCIAL
INQUILINO NA ÁREA
NO BOLSO DO COTISTA
HORA DE COMPRAR?
O QUE FALTA?
AGORA VAI?
A SEMANA NA BOLSA