O S&P 500 fechou em queda nesta segunda-feira (21) e levou com ele o Nasdaq e o Dow Jones, depois que o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, soou alarmes sobre a aceleração da inflação e prometeu medidas necessários para controlar os preços nos Estados Unidos.
Entre as ações mais duras que o Fed pode adotar, segundo Powell, estão aumentos dos juros, que podem passar dos movimentos tradicionais de 0,25 ponto percentual (pp) para ajustes mais agressivos de 0,50 ponto percentual.
Os comentários acontecem menos de uma semana depois que o banco central norte-americano elevou a taxa básica pela primeira vez desde 2018. Os juros nos Estados Unidos passaram de zero para a faixa entre 0,25% e 0,50% ao ano.
Os juros em alta atingiram em cheio as ações de tecnologia. Os papéis da Meta, controladora do Facebook, chegaram a recuar cerca de 3%, enquanto os da Microsoft baixaram cerca de 1%.
As ações da Boeing também foram castigadas nesta segunda-feira, chegando a recuar mais de 3%, depois que um avião de passageiros Boeing 737 da China Eastern Airlines caiu, pesando sobre o Dow Jones.
- Dow Jones: -0,58%, 34.552,99 pontos
- S&P 500: -0,04%, 4.461,18 pontos
- Nasdaq: -0,40%, 13.838,46 pontos
No mercado de petróleo, o barril do Brent - usando como referência internacional - avançou mais de 7%, ultrapassando US$ 115, enquanto os países da União Europeia consideravam se juntar aos Estados Unidos no embargo ao óleo russo.
- IMPORTANTE: liberamos um guia gratuito com tudo que você precisa para declarar o Imposto de Renda 2022; acesse pelo link da bio do nosso Instagram e aproveite para nos seguir. Basta clicar aqui
S&P 500 cai, mas bolsas europeias fecham mistas
As ações europeias fecharam sem uma direção comum nesta segunda-feira, com a guerra entre a Rússia e a Ucrânia pesando sobre o mercado uma vez que Powell discursos depois do encerramento das negociações no velho continente.
O pan-europeu Stoxx 600 fechou com alta de 0,1%, com setores e principais bolsas apontando em direções opostas. As ações de mineração subiram 4,3% para liderar os ganhos, enquanto as ações de viagens e lazer caíram 1,8%, pressionadas pela queda do avião da Boeing na China.
- Londres: +0,51%
- Paris: -0,57%
- Frankfurt: -0,60%
No final de semana, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, alertou que se as negociações de paz com o presidente russo, Vladimir Putin, falharem, significaria o início de uma terceira guerra global.