Investidores se preparam para o impacto de um Fed mais agressivo e bolsas americanas caíram mais de 2%; confira destaques lá fora
As atenções se voltam para os títulos do Tesouro dos Estados Unidos, os Treasuries, que devem ter valorização nos próximos meses

O mercado como um todo reagiu negativamente às falas da última quinta-feira (21) do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell. A sinalização de que a alta nos juros americanos pode ser maior do que o esperado fez os investidores saírem em debandada dos ativos de risco — e as bolsas são o principal alvo.
Com isso, os índices americanos fecharam no vermelho, com fortes quedas na casa de mais de 2%:
- S&P 500: -2,77% (4.271,78)
- Dow Jones: -2,82% (33.811,40)
- Nasdaq: -2,55% (12.839,29)
Dessa forma, esse foi o segundo pior dia para o Dow Jones no ano. Na semana, os índices também acumulam fortes perdas, com os últimos dias marcados pela presença forte do Fed no centro dos debates:
- S&P 500: -3,01%
- Dow Jones: -2,23%
- Nasdaq: -3,73%
O Fed se aproxima e as bolsas caem
De acordo com Powell, é apropriado que o Fed aja em ritmo "um pouco mais rápido". Em outras palavras, o aumento de juros de 50 pontos-base é uma opção na reunião de política monetária do BC americano marcada para 3 e 4 de maio — em duas semanas.
Com isso, os investidores esperam que o Fed eleve os juros ainda mais do que o esperado.
Leia Também
Somado a esse fato, a redução do balanço patrimonial do BC americano, com a venda de mais de US$ 4,6 trilhões em Treasuries e títulos lastreados em hipotecas acumulados desde março de 2020, injeta ainda mais cautela nos mercados.
E como isso afeta os mercados
A alta dos juros por lá aumenta o retorno dos títulos do Tesouro dos Estados Unidos, os chamados Treasuries.
Esse tipo de investimento é considerado o mais seguro do mundo e, em momentos de incerteza — como a continuidade da guerra, inflação pelo mundo e covid-19 na China — os investidores tendem a migrar para esse tipo de ativo. Na outra ponta, ações e criptomoedas tendem a cair com a fuga de recursos.
Os títulos de longo prazo seguem com tendência de alta. Confira o fechamento deles hoje:
| Nome | Var% |
| U.S. 10Y | -0,50% |
| U.S. 20Y | 0,35% |
| U.S. 30Y | 0,66% |
MUDANÇAS NA CARTEIRA
Os juros vão cair? Estes são os FIIs que os analistas indicam para aproveitar a virada da Selic
7 de outubro de 2026 - 6:03EM REFORMULAÇÃO
TRBL11 quer deixar Braskem e Correios para trás? FII abre terreno para uma nova estratégia; entenda o que está em jogo
6 de outubro de 2026 - 18:01ONDE INVESTIR APÓS O RALI
Nem todas surfaram o ‘trade Flávio’: Rede D’Or (RDOR3) e outras 5 ações são as favoritas para juros menores
6 de outubro de 2026 - 13:08TRADE ELEITORAL
Flávio Bolsonaro pode levar o Ibovespa aos 250 mil pontos? Morgan Stanley indica quais ações investir em cada cenário de 2º turno
5 de outubro de 2026 - 19:20DO NEUTRO À COMPRA
O efeito Flávio Bolsonaro na bolsa: JP Morgan vira a mão com Brasil após 1º turno das eleições — e vê alta de até 20%
5 de outubro de 2026 - 15:21ELEIÇÕES 2026
Flávio Bolsonaro à frente de Lula deve gerar alta de até 45% no Ibovespa e beneficiar estas ações, segundo BTG e Citi
5 de outubro de 2026 - 14:39MERCADOS
Ibovespa dispara 7,7% e supera 206 mil pontos na máxima histórica após vantagem de Flávio Bolsonaro sobre Lula
5 de outubro de 2026 - 10:39NOVO RECORDE
Petrobras (PETR4) supera R$ 700 bilhões em valor de mercado, o maior da história. O que impulsionou a ação?
3 de outubro de 2026 - 15:15BOM HUMOR NA BOLSA
Às vésperas das eleições, só 8 ações do Ibovespa caíram na semana. Hapvida (HAPV3) e outras 6 têm alta de dois dígitos
3 de outubro de 2026 - 11:45MAIS OTIMISMO COM O PAPEL
Bank of America vê potencial de alta de 64% para a JBS (JBSS32) e calcula a renda extra para o investidor
2 de outubro de 2026 - 19:32TOUROS E URSOS #290
Ibovespa a 200 mil pontos? Gestor diz o que pode acontecer com seus investimentos se Lula ou Flávio vencerem
2 de outubro de 2026 - 18:30FECHAMENTO DOS MERCADOS
No último pregão antes das eleições, Ibovespa dispara, chega nos 192 mil pontos e sobe 2,63%
2 de outubro de 2026 - 17:36POR QUE É TÃO IMPORTANTE?
Mais petróleo na Margem Equatorial: Petrobras (PETR4) anuncia nova descoberta e confirma boa qualidade do óleo encontrado em agosto
2 de outubro de 2026 - 10:50Conteúdo BTG Pactual
Fundo multimercado que já rendeu CDI + 4,36% desde sua criação segue na ‘contramão’ das tendências; conheça
1 de outubro de 2026 - 14:00PODCAST TOUROS E URSOS
Eleições podem levar o Ibovespa acima de 200 mil pontos? A visão de Rodrigo Glatt, sócio da gestora GTI
1 de outubro de 2026 - 11:32BALANÇO DO MÊS
Tesouro Direto dispara em setembro com retorno de mais de 5% — mas outro investimento toma a dianteira e fica no topo do ranking
30 de setembro de 2026 - 19:16FECHAMENTO DOS MERCADOS
O vento a favor que fez o Ibovespa decolar 4 mil pontos, inverter o sinal e fechar setembro no azul
30 de setembro de 2026 - 17:49MESMO QUE 'DÊ RUIM'
Faça chuva ou faça sol nas urnas: JP Morgan seleciona ações que podem ganhar com o melhor ou o pior resultado eleitoral
30 de setembro de 2026 - 13:05TAG SUMMIT
Não tem tempo ruim para a infraestrutura: as empresas preferidas da Perfin para atravessar crises e juros altos
29 de setembro de 2026 - 17:53PRÊMIO DE RISCO