O bilionário Elon Musk desovou recentemente 7,92 milhões de ações da Tesla, empresa da qual é CEO. O valor da operação? US$ 6,88 bilhões. O motivo? Elon Musk quer se precaver para a possibilidade de ser forçado a cobrir sua oferta pelo Twitter.
A venda das ações ocorreu entre os dias 5 e 9 de agosto, dias depois da reunião anual de acionistas da Tesla, cujos BDRs são negociados na B3 sob o ticker TSLA34.
As informações constam de documentos apresentados na noite de ontem à Securities and Exchange Commission (SEC, a xerife do mercado de capitais dos Estados Unidos).
Elon Musk mudou de ideia?
No início do ano, o CEO da Tesla e da SpaceX assegurou em seus perfis nas redes sociais que não havia mais vendas de ações da empresa planejadas para depois de 28 de abril.
A nova venda ocorre em um momento no qual o homem mais rico do mundo encontra-se em uma disputa judicial para comprar o Twitter.
No fim de abril, ele fez uma oferta de US$ 44 bilhões pelo Twitter. Nos meses que se seguiram, porém, o preço das ações da empresa de mídias sociais despencou e Musk tentou renegociar.
Twitter busca na justiça cumprimento de acordo com o CEO da Tesla
Em 8 de julho, Elon Musk comunicou ao Twitter que desistiria da compra. Ele acusou a empresa de não fornecer todas as informações necessárias para a aquisição e de subestimar o número de contas falsas em sua plataforma.
O Twitter entrou com uma ação judicial para garantir que o acordo com Elon Musk seja cumprido pelo preço prometido. Isso representaria um ganho inesperado para muitos de seus acionistas.
Questionado por seguidores em suas redes sociais, Elon Musk assegurou que não pretende vender mais ações da Tesla.
“No caso (espero que improvável) de o Twitter forçar esse acordo e algum sócio não se apresente, é importante evitar uma venda emergencial de ações da Tesla”, escreveu Musk no Twitter.
Quem são os sócios de Elon Musk?
Não está claro qual potencial sócio de Elon Musk para a compra do Twitter poderia desistir do negócio.
No início de maio, Musk disse contar com o apoio financeiro de 19 parceiros diferentes para comprar o Twitter.
Os potenciais sócios de Musk no negócio incluem o príncipe saudita Alwaleed Bin Talal Bin Abdulaziz Alsaud, a Qatari Holding, a gestora Sequoia, o fundo DFJ, a Vy Capital e a exchange de criptomoedas Binance.
Como reagiram as ações da Tesla e do Twitter
Tanto as ações da Tesla quanto as do Twitter reagiam em alta no pré-mercado em Nova York.
As ações da Tesla operam em alta de mais de 2% na manhã de hoje.
Já os papéis do Twitter subiam mais de 4%, mas ainda distantes dos níveis da época da proposta de Elon Musk.
*Com informações da CNBC.