Se você costuma planejar os seus dias de folga de acordo com o funcionamento da bolsa de valores, é bom ficar atento às novidades que passam a vigorar em 2022.
A partir deste ano, haverá pregão de negociação e liquidação durante os feriados municipais da cidade de São Paulo. Ou seja, o aniversário da cidade (25 de janeiro), a celebração da Revolução Constitucionalista (9 de julho) e o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) passarão a ser de funcionamento normal.
A mudança foi comunicada com mais de um ano de antecedência para que o mercado pudesse se adequar ao novo esquema, o mesmo seguido pelas principais bolsas globais.
Segundo comunicado divulgado na época, a B3 afirma que a alteração não deve gerar impactos negativos no sistema bancário já que o envio e transferência de recursos acontece durante feriados municipais. Você também pode conferir o cronograma oficial no site da própria B3.
Confira o cronograma de funcionamento da bolsa de valores para 2022:
- Carnaval: Não haverá pregão no dia 28 de fevereiro (segunda-feira) e 1º de março. Na Quarta-feira de Cinzas (2 de março), as negociações começam às 13h.
- Sexta-feira Santa: Não haverá pregão no dia 15 de abril (sexta-feira)
- Tiradentes: Não haverá pregão no dia 21 de abril (quinta-feira)
- Corpus Christi: Não haverá pregão no dia16 de junho (quinta-feira)
- Independência do Brasil: Não haverá pregão no dia 7 de setembro (quarta-feira)
- Nossa Senhora Aparecida: Não haverá pregão no dia 12 de outubro (quarta-feira)
- Finados: Não haverá pregão no dia 2 de novembro (quarta-feira)
- Proclamação da República: Não haverá pregão no dia 15 de novembro (terça-feira)