Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
IMBRÓGLIO ENTRE BILIONÁRIOS

Para Bill Gates, carros elétricos não vão adicionar valor a empresas como a Tesla “infinitamente”; fique por dentro da briga entre bilionários

Segundo o fundador da Microsoft, a popularidade desta classe de veículos deve aumentar a competitividade no mercado — e, por isso, sua crescente adoção não implicaria em valorização infinita para pioneiras do setor

Bill Gates, fundador da Microsoft
Bill Gates, fundador da Microsoft - Imagem: ODD ANDERSEN/ASSOCIATED PRESS/AE

Se Bill Gates já digeriu o fato de que perdeu para Elon Musk o título de pessoa mais rica do mundo, não saberemos jamais. Mas é conhecido que os dois não se bicam —  e o mais novo capítulo dessa história nasceu de uma polêmica: o fundador da Microsoft teria “apostado” contra as ações da Tesla.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tudo começou na semana passada, quando uma discussão entre os bilionários  sobre filantropia e mudança climática vazou para a imprensa. 

O papo terminou com o fundador da Tesla dizendo que não poderia discutir o tema com alguém que se coloca na “ponta-curta” de uma transação envolvendo ações da mais famosa fabricante de carros elétricos do mundo.

Na opinião de Musk, isso seria equivalente a apostar contra carros elétricos em geral, o que impossibilitaria o avanço da conversa entre os dois  — para ele, seria um demonstrativo de pouco compromisso com a questão climática.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que diz Bill Gates

O fundador da Microsoft, contudo, alega que o buraco é mais embaixo. Na visão dele, a transação não deve ser entendida como um ataque à ideia de carros elétricos. 

Leia Também

A FESTA PODE DURAR POUCO

Fitch diz que Brasil vai crescer mais em 2026, mas inflação acima do teto, Selic mais alta e eleições complicam o caminho

ECONOMIA

Selic vai estacionar em 14% ao ano? XP espera um novo cabo de guerra do Banco Central contra a inflação no Brasil

Mais do que isso: segundo Gates, o negócio não guardaria relação com a mudança climática, e seria somente uma maneira de diversificar o risco de seus investimentos.

Segundo ele, a popularização dos carros elétricos deve aumentar a competição entre os interessados em vender esse tipo de veículo e, por isso, a movimentação faria sentido. 

“Existe uma diferença entre a adoção de carros elétricos e empresas se valorizando infinitamente”, comentou Gates em entrevista à BBC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O bilionário foi ainda mais longe e disse não acreditar que a posição de alguém sobre as ações da Tesla seja suficiente para avaliar o comprometimento desta pessoa com a mitigação das mudanças climáticas causadas pela ação humana.

Morde e assopra

Como se não bastasse o entrevero envolvendo a Tesla, Bill Gates também comentou a aquisição do Twitter por Elon Musk, recentemente anunciada.

Gates aproveitou seu discurso no CEO Council Summit do Wall Street Journal para alfinetar Elon Musk mais uma vez. “Na verdade, ele poderia piorar as coisas”, comentou ao falar sobre a transação.

O fundador da Microsoft se disse em dúvida sobre a posição de Musk sobre o tema “liberdade de expressão” e disse desconhecer o pensamento do fundador da Tesla sobre postagens que digam que vacinas matam, por exemplo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A fala de Gates, entretanto, não foi feita só de ataques. Segundo ele, ainda não está claro o que Elon Musk pretende fazer de fato e além disso o bilionário não teria histórico de piorar os negócios que adquire.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
ID da foto:2235183314 3 de junho de 2026 - 10:38

PSEUDOMONAS AERUGINOSA

Anvisa recolhe lote de água mineral após detecção de bactéria

3 de junho de 2026 - 10:38
corpus-christi-folga-trabalho-abre-e-fecha-do-feriado 3 de junho de 2026 - 6:06
2 de junho de 2026 - 11:58
ID da foto:2230080278 2 de junho de 2026 - 11:26
1 de junho de 2026 - 19:07
Homem com binóculo, em torre de observação na floresta, olha sinais na economia para entender o caminho da Selic, taxa básica de juros 1 de junho de 2026 - 19:07
Logo do FGC com um fundo de notas de reais 1 de junho de 2026 - 16:47

FUNDO COM LIMITES

FGC: novas regras passam a valer nesta segunda; veja o que muda

1 de junho de 2026 - 16:47
USP 1 de junho de 2026 - 14:44
1 de junho de 2026 - 14:28

CAMPEÃO DA VEZ

Brasil campeão? Goldman Sachs diz quem deve erguer a taça

1 de junho de 2026 - 14:28
cerveja brahma ambev 1 de junho de 2026 - 11:01
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar