🔴 [NO AR] TOUROS E URSOS: QUEM BRILHOU DENTRO E FORA DA ECONOMIA EM 2025? – CONFIRA OS TOUROS DO ANO

Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

CENTRAL DAS ELEIÇÕES

STF de olho no Whatsapp — confira detalhes da decisão de Moraes para autorizar buscas contra empresários

Acompanhe a cobertura ao vivo das eleições 2022 com as principais notícias sobre os principais candidatos à Presidência e nos Estados

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
29 de agosto de 2022
8:13 - atualizado às 20:28
Urna Eletrônica Central das Eleições SD
Urna Eletrônica - Imagem: Shutterstock / Montagem Brenda Silva

RESUMO DO DIA: Enquanto a vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o presidente Jair Bolsonaro diminuiu de 9 para 7 pontos na mais recente edição da pesquisa BTG/FSB, documentos revelam detalhes da autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para buscas contra oito empresários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma mãozinha do passarinho: Braga Netto entra no Twitter para impulsionar imagem

O ex-ministro Walter Braga Netto (PL) deve receber uma ajuda de peso nessas eleições: o Twitter. 

O candidato a vice na chapa à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) criou nesta segunda-feira (29) um perfil na plataforma, onde ressaltou sua experiência militar e se disse defensor do liberalismo econômico e dos valores conservadores.

Em uma série de posts, Braga Netto disse que está pronto para ajudar Bolsonaro e defender os interesses do Brasil no cenário internacional. 

Ao se apresentar na rede social, o general também destacou o período em que comandou a intervenção militar na segurança pública do Rio de Janeiro, em 2018, no governo Michel Temer. 

Braga Netto ressaltou sua experiência como coordenador de área dos Jogos Olímpicos de 2016 e como chefe do Estado-Maior do Exército. 

TSE barra acesso de Roberto Jefferson ao horário eleitoral

O ministro Carlos Horbach, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou nesta segunda-feira (29) a suspensão do tempo do candidato do PDT à Presidência da República Roberto Jefferson no horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão.

A medida foi tomada a pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE), que, no início deste mês, impugnou a candidatura de Jefferson. 

De acordo com o órgão, Jefferson está inelegível até 24 de dezembro de 2023 em função da condenação na Ação Penal 470, o processo do mensalão, e não pode disputar as eleições deste ano. Pela Lei da Ficha Limpa, a inelegibilidade é de oito anos após o cumprimento da pena. 

A decisão vale até o julgamento definitivo sobre a validade da candidatura de Jefferson. 

No dia 19 deste mês, o TSE também determinou a suspensão dos repasses de recursos para a campanha do candidato. 

Apesar das decisões, o nome do candidato continua no sistema DivulgaCand, que reúne os registros dos 12 candidatos à Presidência. (Agência Brasil)

Moraes viu risco de 'ações antidemocráticas' ao liberar buscas contra empresários

Ao autorizar a Polícia Federal (PF) a fazer buscas contra empresários bolsonaristas, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse ver indícios de uma “verdadeira organização criminosa” antidemocrática.

Moraes se baseou em uma representação da Polícia Federal, assinada pelo delegado Fábio Alvarez Shor, e em provas colhidas em outras investigações sobre apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL). 

O ministro também é relator dos inquéritos das fake news e das milícias digitais, que fecharam o cerco contra aliados do Planalto.

Um juiz instrutor que trabalha no gabinete de Moraes apontou “conexão probatória” entre as suspeitas que recaem sobre os empresários e as apurações que correm sob a relatoria do ministro.

Moraes deu sinal verde para a apreensão de celulares, quebra de sigilo bancário e telemático (de mensagem) e suspensão dos perfis dos empresários nas redes sociais. 

A decisão diz que as garantias individuais não poderiam ser usadas como um “verdadeiro escudo protetivo para a prática de atividades ilícitas”.

O ministro também manifestou preocupação com o potencial de financiamento de “atividades digitais ilícitas e incitação à prática de atos antidemocráticos” e defendeu uma “reação absolutamente proporcional do Estado” para “afastar a possível influência econômica na propagação de ideais e ações antidemocráticas”.

A operação foi deflagrada na última terça-feira (23), e fez buscas conta oito empresário:

  • Afrânio Barreira Filho, do restaurante Coco Bambu;
  • Ivan Wrobel, da W3 Engenharia;
  • José Isaac Peres, do grupo Multiplan;
  • José Koury, dono do shopping Barra World;
  • Luciano Hang, da rede de lojas Havan;
  • Luiz André Tissot, da Sierra Móveis;
  • Marco Aurélio Raymundo, da Mormaii; Meyer Joseph Nigri, da Tecnisa.

Os empresários fazem parte de um grupo de WhatsApp e conversaram abertamente sobre um golpe caso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seja eleito. As mensagens foram reveladas pelo portal Metrópoles. (Estadão Conteúdo)

Alckmin se posiciona contra privatização do Banco do Brasil e Petrobras

O candidato a vice-presidente na chapa de Lula, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB) se manifestou contrário à privatização da Petrobras e do Banco do Brasil, nesta segunda-feira (29).

Alckmin, marcadamente conhecido por sua posição liberal, disse que o caminho para melhorar as contas públicas do País não é vender a Petrobras e o Banco do Brasil.

Sobre o BB, o vice de Lula considerou que já há poucos bancos no Brasil, o que limita a concorrência e que este problema se aprofundaria com a privatização do BB.

“O correto a se fazer é reduzir o custo do dinheiro. Temos bancos de menos no Brasil”, disse Alckmin.

Sobre a Petrobras, o ex-governador defendeu que a venda iria na contramão do que acontece no mundo, onde o Estado mantém participação de 85% nos setores de óleo e gás. (Estadão Conteúdo)

Vai encarar: Wajngarten diz que Bolsonaro dará entrevistas nesta semana

Ao que tudo indica, o presidente Jair Bolsonaro (PL) vai encarar o que classificou como ataques contra a sua reeleição.

Após especulações de que a presença de Bolsonaro nos próximos debates seria reavaliada, o ex-secretário especial de Comunicação do Palácio do Planalto, Fabio Wajngarten, anunciou no Twitter que o chefe do Palácio do Planalto estará em “diversos veículos de mídia” nesta semana.

Nesta segunda-feira (29), o jornal O Globo noticiou que o núcleo duro da campanha de Bolsonaro reavalia a presença do chefe do Executivo nos próximos debates depois da participação na Band. 

A campanha do presidente avalia que, se for mantido o formato de garantir a presença de candidatos nanicos, Bolsonaro deve repensar sua participação já que candidatos com pontuação inexpressiva “não têm nada a perder e, portanto, partem para o ataque”.

Europa está de olho: eurodeputados monitoram ofensiva de Bolsonaro sobre urnas e apoiam Lula

A Europa está de olho nas eleições presidenciais brasileiras. Além de manifestarem apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), eurodeputados de esquerda vão acompanhar de perto a votação. 

Em encontro com o petista em São Paulo, os políticos europeus disseram monitorar a ofensiva do presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, sobre o sistema eleitoral brasileiro. 

O presidente dos Partidos Socialistas Europeus, Serguei Stanishev, mostrou preocupação no encontro com as suspeições sem provas ao sistema eleitoral apresentadas por Bolsonaro e com o crescimento da violência política no Brasil. 

“A Europa vai acompanhar tudo com cuidado”, revelou. “Vamos defender a democracia e levar de volta a mensagem à Europa de que estamos preocupados com a violência nessa campanha.”

De acordo com a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, há negociações para assinar um memorando de cooperação entre a sigla e partidos europeus de esquerda.

A presidente da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas da União Europeia, a eurodeputada Iratxe García, declarou no encontro que apoiar Lula nas eleições é “apoiar o povo brasileiro”. 

*Com informações do Estadão Conteúdo

Por que fugir dos próximos debates pode ser uma boa estratégia para Lula e Bolsonaro

Os dias que antecederam o primeiro debate entre presidenciáveis para as eleições de 2022 talvez tenham sido mais quentes que as mornas discussões vistas na noite de domingo (28). Isso por causa da dúvida, mantida até o sábado, quanto à participação dos dois principais candidatos, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL).

Como um condicionava a própria presença ao comparecimento do outro, o noticiário dos dias anteriores ao debate praticamente limitou-se ao vai-não-vai de Lula e Bolsonaro.

Se nenhum dos dois fosse, o desinteresse do público pelo debate provavelmente cobriria os eventuais prejuízos de um não-comparecimento.

Se apenas um deles fosse, estaria aberto o espaço para que o outro fosse rotulado como fujão.

Com a ida de ambos — e agora um saldo pouco animador —, as campanhas de Lula e Bolsonaro pretendem avaliar a participação dos candidatos em futuros debates no caso a caso.

Levantamento do Instituto Datafolha com eleitores indecisos que assistiram ao debate mostrou Bolsonaro como o pior debatedor da noite. Isso na opinião de 51% da audiência analisada.

E embora Lula tenha ficado bem atrás nesse quesito, o índice de 21% o posicionou como o segundo pior participante do debate.

Diante do inesperado cenário de perde-perde, a questão para os estrategistas de campanha passa a ser a qualidade das aparições de seus candidatos. Confira aqui nossa análise completa. 

Quando serão os próximos debates para presidente? Confira

A lista de debates com candidatos à Presidência da República diminuiu após os líderes das pesquisas de intenção de voto, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), indicarem que não compareceriam a todos os eventos.

Ambos participaram do encontro promovido pela Band neste domingo (28), em pool com TV Cultura, Folha de S. Paulo e UOL, mas não confirmaram presença nos que estão marcados para as próximas semanas. 

A princípio, o candidato do PT sugeriu ir somente aos debates realizados em pool; contudo, ele não confirmou presença no evento organizado pelo pool do consórcio de veículos de imprensa, que incluía o Estadão, e a realização foi suspensa.

O Estadão ainda tem um debate marcado para o dia 24 de setembro, em parceria com o SBT, a CNN, a rádio Nova Brasil FM e a revista Veja. A CNN já cancelou o evento que faria individualmente devido à falta de confirmação de presença de Lula e Bolsonaro. 

O debate da TV Aparecida com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que estava agendado para o início de setembro, foi cancelado pelo mesmo motivo. O mesmo ocorreu com a Rede TV!.

Vale destacar que o Estadão também fará sabatinas com os candidatos ao Planalto. Conforme sorteio, o presidente Jair Bolsonaro será o primeiro entrevistado, no dia 16 de setembro. No dia 19 será a vez de Simone Tebet; Luiz Inácio Lula da Silva tem sabatina prevista para o dia 20, e a série se encerra no dia 21, com Ciro Gomes.

Veja a lista dos próximos debates

  • 24 de setembro: Estadão, SBT, CNN, Nova Brasil FM e revista Veja;
  • 29 de setembro: TV Globo;
  • Sabatinas do ‘Estadão’;
  • 16 de setembro: Jair Bolsonaro;
  • 19 de setembro: Simone Tebet;
  • 20 de setembro: Luiz Inácio Lula da Silva;
  • 21 de setembro: Ciro Gomes.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Ciro estaria tirando votos de Lula? Vantagem do petista sobre Bolsonaro diminui de 9 para 7 pontos na BTG/FSB

Apesar de Lula ter caído dentro da margem de erro, Bolsonaro permaneceu estável na rodada mais recente da pesquisa

O início do período de propaganda eleitoral e as sabatinas dos candidatos no Jornal Nacional vieram acompanhados de novidades nas pesquisas de intenção de voto para a presidência.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viu a vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL) cair de nove para sete pontos porcentuais na mais recente edição da pesquisa do Instituto FSB, encomendada pelo banco BTG Pactual.

Mas quem cresceu na pesquisa não foi o atual presidente.

Enquanto Lula recuou dois pontos porcentuais, dentro da margem de erro da pesquisa, Ciro Gomes (PDT) avançou três pontos, já extrapolando a margem.

Como Lula e Ciro disputam o mesmo eleitorado, a dúvida é se a pesquisa aponta uma tendência ou apenas reflete oscilações comuns ao período eleitoral.

Clique e confira os detalhes da pesquisa.

Confira a agenda de hoje dos candidatos à Presidência da República

Esta é a agenda dos candidados à Presidência da República nesta segunda-feira (29).

Somente o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) apresenta agenda hoje. Ele participa, às 11h30, de encontro na Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib).

Os demais candidatos à frente da pesquisa eleitoral como o presidente Jair Bolsonaro (PL), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Simone Tebet (MDB) não divulgaram agenda hoje.

Além deles, Constituinte Eymael (DC) e Léo Péricles (UP) também não tem eventos marcados.

O candidato Roberto Jefferson (PTB) está em prisão domiciliar e não tem agenda pública prevista.

  • Sofia Manzano (PCB): não tem atividades externas. Segundo a assessora, a candidata participa apenas de gravações.
  • Soraya Thronicke (União): a agenda da candidata será em São Paulo. De manhã, participa do Encontro com os Candidatos à Presidência da República, na Avenida Paulista. Às 12h30, se reúne com observadores eleitorais estrangeiros e, sem seguida, de entrevista e de gravação para propaganda eleitoral.
  • Vera Lucia (PSTU): a candidata cumpre agenda em Passo Fundo (RS). No início da tarde, participa de panfletagem na Escola Cecy. Às 14h e às 16h30, concede entrevistas à rádio e jornal Diário da Manhã e à rádio Planalto FM. Em seguida, participa de panfletagem e, às 19h, do lançamento da candidatura à deputada estadual de Marilei.
  • Felipe D’Ávila (Novo): de manhã, o candidato passa por sabatina na Rádio Serra Dourada Bahia e, em seguida, participa do Fórum Abdib.

*Com informações da Agência Brasil

Vantagem de Lula sobre Bolsonaro cai a 7 pontos na BTG/FSB

A vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o presidente Jair Bolsonaro diminuiu de 9 para 7 pontos na mais recente edição da pesquisa BTG/FSB.

Confira os números:

  • Lula (PT): 43% (-2);
  • Bolsonaro (PL): 36% (=);
  • Ciro (PDT): 9% (+3);
  • Tebet (MDB): 4% (+1).
Simone Tebet foi a vencedora do debate, segundo Datafolha

Decepcionou-se quem assistiu ao debate à espera de discussão de propostas ou de um eventual protagonismo dos dois candidatos mais bem posicionados nas pesquisas de intenção de voto: o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL).

Quem acompanhou o debate de pipoca na mão querendo ver algum barraco entre os presidenciáveis também fez o cálculo errado.

Sobre quem se saiu melhor no debate? De acordo com uma pesquisa qualitativa realizada com um grupo de eleitores indecisos pelo Instituto Datafolha, a resposta é Simone Tebet (MDB).

E quem se saiu pior? O Datafolha também também fez essa pergunta. Veja a resposta na nossa matéria sobre o debate.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
AGORA VAI?

Adiado, sorteio da Mega da Virada de 2025 está previsto para as 10h; acompanhe ao vivo aqui

1 de janeiro de 2026 - 9:31

Prêmio da Mega da Virada supera a marca de R$ 1 bilhão pela primeira vez na história; acompanhe aqui o sorteio.

IR 2026

Imposto de Renda: nova faixa de isenção começa a valer hoje; veja quem fica livre do tributo

1 de janeiro de 2026 - 7:00

Nova lei do Imposto de Renda amplia faixa de isenção para quem ganha até R$ 5 mil e cria tributação sobre lucros e dividendos de altas rendas

HOJE SÓ AMANHÃ

Mega da Virada de 2025 só em 2026! Caixa adia o sorteio. Veja quando ele vai acontecer.

31 de dezembro de 2025 - 23:31

Caixa atribui adiamento da Mega da Virada a problemas técnicos derivados do intenso movimento em seus canais eletrônicos

VEJA COM SEUS PRÓPRIOS OLHOS

Chegou a hora da Mega da Virada de 2025; assista aqui ao sorteio ao vivo

31 de dezembro de 2025 - 21:04

Prêmio da Mega da Virada supera a marca de R$ 1 bilhão pela primeira vez na história; acompanhe aqui o sorteio.

PRAZO ENCERRADO

Caixa encerra apostas para Mega da Virada, mas ainda há uma brecha para quem não conseguiu jogar

31 de dezembro de 2025 - 20:02

Até as 20h30, casas lotéricas de todo o Brasil seguirão comercializando as cotas de bolão ainda disponíveis para a Mega da Virada.

TIC-TAC

Ainda dá tempo de apostar na Mega da Virada de 2025, mas é preciso correr

31 de dezembro de 2025 - 16:01

Mega da Virada de 2025 sorteia hoje um prêmio estimado em R$ 1 bilhão. O valor é recorde na historia das loterias e não acumula.

TOUROS E URSOS #254

Touros de 2025: Ibovespa, Axia (AXIA3), Galípolo e ouro — confira os melhores do ano, e uma menção honrosa na visão do Seu Dinheiro

31 de dezembro de 2025 - 14:30

Podcast Touros e Ursos faz a retrospectiva de 2025 e revela quem mandou bem na política, economia e investimentos; veja os indicados

GOLPE NO CHURRASCO

China anuncia tarifa de 55% para importação de carne bovina; veja o que muda para o Brasil, maior exportador da proteína ao país

31 de dezembro de 2025 - 11:11

O Brasil, que responde por 45% da carne bovina importada pela China, terá uma cota isenta de tarifas, assim como outros grandes players

NOVO

CVM terá novo presidente interino; colegiado da autarquia abrirá 2026 com 3 cadeiras vagas

31 de dezembro de 2025 - 10:29

Sem uma indicação pelo presidente Lula para liderar a reguladora, a presidência interina passará, na virada do ano, para o diretor João Accioly, o mais antigo na casa

BRILHOU SOZINHA

Lotofácil 3575 faz 3 novos milionários na véspera da Mega da Virada

31 de dezembro de 2025 - 8:29

Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na faixa principal na terça-feira, 31 de dezembro, véspera de ano-novo e da Mega da Virada de 2025.

BALANÇO DO ANO

O ouro brilhou, mas o Ibovespa também! Já o bitcoin (BTC) comeu poeira… veja a lista dos melhores e piores investimentos de 2025

30 de dezembro de 2025 - 19:01

Principal índice da B3 fechou ano em alta de 34%, acima dos 160 mil pontos, atrás apenas do metal dourado, que disparou

PRESSÃO PARA TODO LADO

Toffoli volta atrás e decisão da acareação em inquérito sobre o Banco Master fica nas mãos da PF; entenda o que está em jogo e como fica o processo agora

30 de dezembro de 2025 - 14:01

Nesta tarde, a Polícia Federal (PF) vai colher os depoimentos individuais dos envolvidos e, caso considere necessário, os participantes poderão passar por uma acareação

OCUPAÇÃO RECORDE

Desemprego até novembro cai para 5,2% e volta a atingir menor taxa da série histórica; renda média sobe

30 de dezembro de 2025 - 10:25

O indicador de desemprego tem registrado, sucessivamente, as menores taxas da série histórica desde o trimestre encerrado em junho de 2025

FINAL DE ANO

Bancos funcionam no Ano Novo? Veja o que abre e o que fecha

30 de dezembro de 2025 - 9:44

Bancos, B3, Correios e transporte público adotam horários especiais nas vésperas e nos feriados; veja o que abre, o que fecha e quando os serviços voltam ao normal

PIX NÃO SERÁ TAXADO

‘Imposto sobre Pix acima de R$ 5 mil’ é fake news, alerta Receita Federal

29 de dezembro de 2025 - 17:27

Órgão desmente alegações de taxação sobre transações financeiras a partir de R$ 5 mil

MUDANÇAS DE ROTA

Desta vez não foi o PIB: as previsões que os economistas erraram em 2025, segundo o Boletim Focus

29 de dezembro de 2025 - 16:48

Em anos anteriores, chamou atenção o fato de que os economistas de mercado vinham errando feio as projeções para o crescimento do PIB, mas desta vez os vilões das previsões foram a inflação e o câmbio

UM SONHO MAIS DISTANTE

Está mais caro comprar imóveis no Brasil: preços sobem 17,14% em 2025, mostra Abecip — mas há sinais de desaceleração

29 de dezembro de 2025 - 15:35

Considerando só o mês passado, na média, os preços subiram 1,15%, depois de terem registrado alta de 2,52% em outubro

O QUE ESPERAR PARA A ECONOMIA

Inflação, PIB, dólar e Selic: as previsões do mercado para 2025 e 2026 no último Boletim Focus do ano

29 de dezembro de 2025 - 12:30

Entre os destaques está a sétima queda seguida na expectativa para o IPCA para 2025, mas ainda acima do centro da meta, segundo o Boletim Focus

A CONTA NÃO FECHA

Novo salário mínimo começa a valer em poucos dias, mas deveria ser bem mais alto; veja o valor, segundo o Dieese

29 de dezembro de 2025 - 10:37

O salário mínimo vai subir para R$ 1.621 em janeiro, injetando bilhões na economia, mas ainda assim está longe do salário ideal para viver

SEM SENA

O que acontece se ninguém acertar as seis dezenas da Mega da Virada

29 de dezembro de 2025 - 7:07

Entenda por que a regra de não-acumulação passou a ser aplicada a partir de 2009, na segunda edição da Mega da Virada

CORRIDA DOURADA

China ajuda a levar o ouro às alturas em 2025 — mas gigante asiático aposta em outro segmento para mover a economia

28 de dezembro de 2025 - 11:55

Enquanto a demanda pelo metal cresce, governo tenta destravar consumo e reduzir dependência do setor imobiliário

MEGA TURBO

Como uma mudança na regra de distribuição de prêmios ajudou a Mega da Virada a alcançar R$ 1 bilhão em 2025

28 de dezembro de 2025 - 10:43

Nova regra de distribuição de prêmios não foi a única medida a contribuir para que a Mega da Virada alcançasse dez dígitos pela primeira vez na história; veja o que mais levou a valor histórico

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar