Site icon Seu Dinheiro

Bolsas europeias sobem com vitória dos social-democratas na Alemanha

A bolsa de valores de Frankfurt inicia a semana em alta, puxando consigo a maior dos principais índices de ações da Europa em reação à vitória por estreita margem dos social-democratas (SPD) sobre o bloco de centro-direita da chanceler Angela Merkel (CDU/CSU).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O SPD foi o partido mais votado nas eleições gerais do fim de semana na Alemanha, com 25,7% da votação e 206 cadeiras.

O bloco de Merkel vem logo atrás, com 24,1% dos votos e 196 cadeiras, segundo pelo Partido Verde, com 14,8% dos sufrágios e 118 assentos no Bundestag, o Parlamento alemão.

Olaf Scholz, do SPD, terá preferência para buscar coalizão

Na avaliação de analistas políticos alemães, o resultado mais provável é que Merkel, que já havia anunciado sua aposentadoria depois de 16 anos como chanceler, seja sucedida por Olaf Scholz.

A expectativa é de que o líder social-democrata componha uma coalizão majoritária com os Verdes e os Democratas Livres (92 cadeiras), vistos como pró-mercado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda assim, o resultado apertado não impossibilita o novo líder da CDU-CSU, Armin Laschet, de buscar uma aliança viável.

O legado de Merkel

Depois de quatro mandatos consecutivos, Merkel deixa o governo com um legado de vitórias sobre sucessivas crises.

Quando Merkel assumiu a Alemanha, em 2005, o país era a terceira maior economia do mundo. Apesar do crescimento de 34% do PIB alemão nos últimos 16 anos, o país foi ultrapassado pela China e hoje é a quarta maior economia do planeta. Já o desemprego caiu de 11% para cerca de 4,5% no período.

Apesar dos números robustos, o caminho foi turbulento. No lado das crises financeiras, ainda em seus primeiros anos como chanceler, esteve à frente da Alemanha durante a quebra do Lehmann Brothers e também no resgate aos países da zona do euro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No campo humanitário, teve papel fundamental ao abrir as fronteiras alemãs para o fluxo de refugiados da guerra na Síria.

Politicamente, transitou com habilidade na busca por soluções para as desavenças entre Rússia e Ucrânia e para o divórcio entre o Reino Unido e a União Europeia, mais conhecido como Brexit.

Merkel também ficou marcada como uma voz de lucidez no combate às mudanças climáticas e no enfrentamento à pandemia de covid-19.

Entra para a história como uma das mais longevas chanceleres da Alemanha, empatada com Helmut Kohl e atrás apenas dos 19 anos de Otto von Bismarck.

Exit mobile version