🔴 ONDE INVESTIR EM MARÇO: ESPECIALISTAS TRAZEM INSIGHTS SOBRE MACRO, AÇÕES, RENDA FIXA, FIIS E CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Conteúdo Patrocinado

Como será o líder do futuro? Fórum debate desafios e características da liderança da nova geração; saiba como participar

Fórum de Liberdade e Democracia, organizado pelo Instituto de Formação de Líderes de São Paulo (IFL-SP), reúne em 17/09 importantes figuras políticas e do mercado financeiro como o ex-presidente Michel Temer e o consagrado professor Aswath Damodaran

Autor
13 de setembro de 2021
12:53 - atualizado às 10:11
Homem em pé fala para colegas
Inteligência financeira e emocional, além de flexibilidade, estão entre as habilidades mais necessárias para novos líderes - Imagem: Shutterstock

Quais qualidades serão exigidas pelos líderes do futuro nos ambientes social e empresarial? Apesar da complexidade, grandes nomes do cenário político e econômico se reunirão para responder a essa pergunta na próxima sexta-feira, dia 17, no 8º Fórum de Liberdade e Democracia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O evento, organizado pelo Instituto de Formação de Líderes de São Paulo (IFL-SP), contará com presenças ilustres, como a do ex-presidente Michel Temer e do professor Aswath Damodaran, e poderá ser acompanhado presencialmente em São Paulo ou on-line. As inscrições podem ser feitas neste link.

Realizado há oito anos, o Fórum vem se consolidando como um importante meio de debate sobre liderança da América Latina.

“O nosso mundo mudou e mudará cada vez mais rápido, o que torna proporcionalmente importante discutir quem e como serão os nossos novos líderes. Debateremos os desafios que se apresentam e as possíveis soluções e ferramentas para superar esses obstáculos e atingir maior desenvolvimento enquanto indivíduos e sociedade”, afirma a diretora do Fórum do IFL-SP, Larissa Bomfim.

Um dos importantes promotores do Fórum é a Empiricus, maior casa de análises de investimentos do país. Para o estrategista-chefe Felipe Miranda, o apoio acontece por conta do alinhamento da empresa com as iniciativas do IFL e do liberalismo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A Empiricus é adepta do liberalismo e apoia há algum tempo ações como as do IFL-SP. Nosso entendimento é o de que o trabalho do IFL contribui não somente para a formação de novos líderes como também amplia o entendimento da sociedade civil em relação ao que deve ser o papel do Estado na vida dos cidadãos. Um Estado menor e menos burocrático amplia a qualidade de vida e prosperidade dos contribuintes, bem como a equidade”, avalia Miranda.

Leia Também

Desafios e características do novo líder

Vivemos em um mundo de mudanças constantes, potencializadas especialmente pela tecnologia e seus impactos nos negócios, na sociedade e na percepção de mundo das pessoas. 

Além disso, vivemos dois desafios colossais para o médio e longo prazo: a superação completa da pandemia de Covid-19 e a adoção de um estilo de vida e produção capaz de frear as mudanças climáticas em curso.

“Vimos que as mudanças estão ocorrendo em uma velocidade alucinante e que com tudo isso, o papel do líder também se transformou. Entendemos que o Novo Líder não é mais uma figura monolítica, muito pelo contrário, ele precisa transitar em diversas esferas. Acreditamos que esta nova liderança precisa ter mais inteligência financeira e emocional, mais conhecimento sobre o contexto geopolítico, mais flexibilidade e agilidade para reconhecer e provocar as transformações que precisamos”, explica o presidente do IFL-SP, Márcio Ramos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Programação e painéis

O evento contará com uma programação densa durante o dia todo. Confira abaixo o que esperam os participantes e aspirantes a novos líderes brasileiros.

Painel 1: Ex-presidentes e América Latina

O primeiro painel do Fórum contará com dois ex-presidentes latino-americanos: o brasileiro Michel Temer e o colombiano Álvaro Uribe. O objetivo do debate é propor o que falta para a região promover seu desenvolvimento pleno no futuro. A roda será mediada pelo jornalista Felipe Moura Brasil.

Painel 2: Novas teses de investimento

A segunda roda de discussões trará para a mesa o futuro dos investimentos, especialmente aqueles focados no mercado financeiro. Para debater a criação de retorno no longo prazo, o IFL trará o prestigiado professor Aswath Damodaran, uma das maiores referências acadêmicas mundiais em avaliação de empresas e ações, além do CEO da Exchange Mercado Bitcoin, Reinaldo Rabelo, e o fundador e gestor da Constellation, Florian Bartunek. O influenciador e analista Fernando Ulrich fará o meio de campo entre os convidados.

Painel 3: Inovação

O fundador e idealizador do blog “Você mais rico”, Bruno Perini, discorrerá sobre o papel do líder em um ambiente de inovação e em um mundo que exige movimento cada vez mais rápido de empresas e empreendedores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Painel 4: Liderança em momentos de crise

 As soluções dos líderes diante de cenários adversos é o tema do quarto painel, que contará com a CEO da WeWork na América Latina, Cláudia Woods, e o cofundador do Grupo Trigo, Eduardo Ourivio, com mediação do diretor do Brasil Paralelo, Henrique Viana. A importância do tema foi escancarada pela pandemia da Covid-19, que exigiu atuações rápidas, criativas e respeitosas de líderes mundiais e corporativos.

Outras atrações: Inteligência Emocional, workshops e premiação

O autor do best-seller internacional Inteligência Emocional, Daniel Goleman, fechará o evento. Psicólogo e uma das grandes influências atuais no mundo dos negócios, Goleman se desdobrará sobre a relevância da inteligência emocional para líderes e investidores, além de discorrer sobre produtividade e saúde mental.

O fórum contará também com diversos workshops práticos e a entrega do tradicional Prêmio Liberdade.

Como se inscrever

O 8º Fórum de Liberdade e Democracia acontece na Casa Petra, em São Paulo (SP), no próximo dia 17, das 10h às 20h.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As inscrições para o evento estão abertas no site do IFL (acesso pelo botão abaixo). O acesso será gratuito para aqueles que desejarem participar online

Para quem preferir acompanhar presencialmente, é preciso adquirir os ingressos, que já estão no segundo lote. O valor arrecadado será revertido para projetos educacionais. Todos os inscritos poderão baixar, gratuitamente, os livros digitais “O Novo Líder” e “Pioneirismo”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Como baixar o app que conta as calorias do seu prato com uma simples foto e deixou o fundador virar milionário

5 de março de 2026 - 11:16

Aplicativo utiliza inteligência artificial para contar calorias; em 2025, a receita anual da empresa foi de US$ 40 milhões

SÓ DEU ELA

Lotofácil desencanta com 45 vencedores, mas apenas 3 vão receber valores milionários; Mega-Sena já promete R$ 45 milhões hoje

5 de março de 2026 - 6:58

A Lotofácil acaba de pagar o prêmio principal pela primeira vez em março. Todas as demais loterias sorteadas na quarta-feira (4) acumularam.

DIA DE DESCANSO

Hoje é feriado? Sete cidades brasileiras param neste 5 de março; saiba se a sua está na lista

5 de março de 2026 - 5:03

Municípios utilizam leis locais para celebrar datas culturais nesta quinta-feira (5); o próximo descanso geral será apenas em abril

TOUROS E URSOS #261

EUA vs. Irã: petróleo, dólar e Bolsa — o que muda para o investidor no Brasil

4 de março de 2026 - 19:14

Frederico Sampaio, CIO da Franklin Templeton, participou do podcast Touros e Ursos, do Seu Dinheiro, e fala sobre três cenários possíveis para a guerra no Oriente Médio e os efeitos para o mercado brasileiro

OPERAÇÃO COMPLIANCE ZERO

Mesada e viagem para a Disney: funcionários do BC são investigados por propina de Daniel Vorcaro, do Master

4 de março de 2026 - 17:36

Os servidores Paulo Sérgio Neves de Souza e Belline Santana foram afastados do Banco Central e são investigados por consultorias dadas a Vorcaro

NOSTALGIA LUCRATIVA

Venda de discos de vinil continua crescendo — e movimento é liderado pela rainha dos streamings

4 de março de 2026 - 15:51

Enquanto Spotify e Apple Music disputam assinantes no streaming, o vinil surpreende e cresce na contramão da era digital

DE SOBREMESA, UMA DIPIRONA?

Câmara aprova projeto de lei que autoriza a venda de medicamentos em supermercados, mas existe um ‘porém’

4 de março de 2026 - 15:26

Proposta tem condições para venda de medicamentos em mercados e aguarda a sanção presidencial

HORA DE COMPRAR?

A ‘era do ouro’ acabou? Executivos do BTG respondem se o metal precioso ainda vale a pena depois da disparada

4 de março de 2026 - 15:22

Com guerras, dúvidas sobre o dólar e rearranjos de fluxo global, metais preciosos voltam ao radar dos investidores e podem seguir relevantes para o portfólio em 2026, segundo o BTG

SORTE GRANDE

Novos milionários no Ceará: conheça Eusébio, cidade dos vencedores da Mega‑Sena que já abriga a alta renda do estado

4 de março de 2026 - 14:03

Cidade vizinha de Fortaleza combina renda alta, grandes indústrias — e agora abriga os cinco novos milionários do país.

MITOLOGIA FUTEBOLÍSTICA

O ‘toque de Midas’ que fez o Grêmio Novorizontino contornar a falência, disputar o título contra o Palmeiras e virar a maior torcida de São Paulo até domingo

4 de março de 2026 - 11:18

Apoiado por uma da família rica de sua cidade, Grêmio Novorizontino vive ascensão meteórica nos campos de futebol e tenta espantar estigma de morrer na praia

CONSUMO PROIBIDO

Marca de palmito tem produtos apreendidos e empresa de cosméticos tem melatonina suspensa pela Anvisa

4 de março de 2026 - 10:32

Anvisa disse que empresa de palmitos funcionava sem licença sanitária e que melatonina era fabricada com ingrediente não avaliado

HOLLYWOOD

Atriz mais rica do mundo fez fortuna graças a visão de longo prazo e está longe de ser quem você imagina

4 de março de 2026 - 9:21

Atriz mais rica do mundo construiu seu império visando o longo prazo; hoje sua fortuna é estimada em mais de US$ 3 bilhões

ENTENDA DETALHES

Daniel Vorcaro é preso de novo: dono do Banco Master é um dos alvos da nova operação da Polícia Federal que apura fraudes bilionárias

4 de março de 2026 - 7:34

Banqueiro é alvo de nova fase da Operação Compliance Zero, que investiga suposto esquema bilionário de fraudes financeiras envolvendo a venda de títulos de crédito falsos

CARRO-CHEFE DESENCALHA

Mega-Sena desencanta, sai pela segunda vez desde a Mega da Virada e faz 5 novos milionários de uma vez só; Lotofácil acumula de novo e prêmio vai a R$ 10 milhões

4 de março de 2026 - 6:41

Um bolão com cinco participantes foi a única aposta vencedora do concurso 2979 da Mega-Sena. Todas as demais loterias sorteadas na terça-feira (3) acumularam.

RESIDENCIAIS

Mais crédito imobiliário: Caixa amplia financiamento para imóveis acima de R$ 2,25 milhões com recursos da poupança

3 de março de 2026 - 19:21

O banco havia suspendido o financiamento para esses valores em 2024 para priorizar imóveis mais baratos e atender um número maior de famílias

TODO MUNDO ODEIA A OLIVE

Que mancada! Rede de supermercados reconfigura assistente de IA em meio a onda de ‘hate’

3 de março de 2026 - 14:28

Assistente de inteligência artificial da Woolworths, chamada Olive, falava que era humana e reclamava de sua própria ‘mãe’

BOMBARDEIO DOS EUA

Legendários presos em Dubai: quanto os participantes das excursões pagam pelos ‘desafios’

3 de março de 2026 - 11:21

“TOP 1455 Track caminho no deserto” aconteceu entre 25 e 28 de fevereiro; ainda não há previsão para retorno dos “legendários” ao Brasil

ROUBOU A CENA

Lotomania 2894 tem três ganhadores, mas talvez sejam apenas dois; Lotofácil 3625 acumula e Mega-Sena 2979 pode pagar R$ 160 milhões hoje

3 de março de 2026 - 7:02

A Lotomania roubou a cena da Lotofácil na segunda-feira (2). A ‘menos difícil’ das loterias da Caixa começou março acumulada. Atenções agora se voltam para a Mega-Sena.

PACÍFICO EXPORTADOR DE PETRÓLEO

‘Brasil está bem-posicionado e é ganhador’: Secretário do Tesouro fala sobre alta do petróleo, inflação e juros com conflito no Oriente Médio

2 de março de 2026 - 15:20

Rogério Ceron, secretário do Tesouro Nacional, falou sobre o cenário para a economia brasileira diante dos ataques de Estados Unidos e Israel conta o Irã; entenda

PRÓXIMA PARADA, PÁSCOA

Março sem descanso? Confira quando acontecem os próximos feriados, pontos facultativos e datas comemorativas de 2026

2 de março de 2026 - 11:27

Confira o calendário de feriados de 2026 para se programar e aproveitar para descansar durante o ano

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar