A XP Inc. anunciou nesta segunda-feira (7) a criação de uma corretora com Faros Investimentos, seu maior escritório de agentes autônomos, com R$ 20 bilhões vinculados.
A XP terá participação de 28% no novo negócio, enquanto a Faros será a detentora de 72%, segundo as companhias. As empresas citam entre as vantagens da parceria a experiência personalizada para os clientes e o uso do ecossistema da XP.
A Faros se juntou à XP em 2013, após ser criada por Samy Botsman e Felipe Bichara dois anos antes. A parceria fez a empresa crescer mais de 20x em ativos sob assessoria chegando a uma equipe sênior de 100 assessores, segundo a XP.
O negócio segue o modelo white label e corretora light: a XP entra com a estrutura e o escritório com seu nome e marca, em um momento em que o BTG Pactual avança sobre parceiros da XP.
Na última sexta, João Paulo Luque, um dos fundadores do HCI — escritório ligado à XP — anunciou a criação da AFS Capital, escritório de agentes autônomos de investimento (AAI), vinculado ao BTG.
Já no último dia 17, a Acqua-Vero, com R$ 8,5 bilhões sob custódia, foi quem deixou a XP para se juntar ao banco de André Esteves. Em ambos os casos o plano dos escritórios é virar uma instituição financeira.
São mais de 40 os escritórios que o banco fundado por André Esteves tirou do concorrente desde que começou a investir no modelo de atuação consagrado pela XP, segundo fontes ouvidas pelo Seu Dinheiro.