A Vale (VALE3) informou nesta terça-feira (5) que um incêndio atingiu parcialmente a correia transportadora na mina do Salobo, no município de Marabá (PA). O local afetado passa por avaliação e as causas do incêndio estão sendo apuradas.
A empresa não menciona a possibilidade de vítimas. A produção de concentrado de cobre no Salobo está suspensa, segundo a mineradora.
A Vale avalia retomada da produção de cobre até final de outubro. As demais atividades, incluindo operações de mina e manutenção, prosseguem normalmente, disse a empresa.
Em 2020, Salobo produziu 172,7kt de concentrado de cobre.
Vale (VALE3): ação defensiva e ESG
O incidente se soma ao do último dia 26, quando, em uma mina no Canadá, uma pá escavadeira se desprendeu, bloqueando o shaft e, com isso, impedindo o meio de transporte de 39 funcionários da empresa.
A Vale fez uma operação para resgatar todos os funcionários e, nesse meio tempo, suspendeu as atividades no local.
Na segunda (4), a empresa também paralisou as atividades na mina de Onça Puma, no Pará, mas por ter sido notificada da suspensão da licença de operação pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade.
Conhecida no mercado financeiro como uma ação "defensiva", mas também vista como sensível do ponto de vista ESG, a Vale (VALE3) ainda passa por um revés na bolsa.
O preço do minério de ferro passou a cair, afetando a cotação das ações da mineradora e levando uma série de casas de análise a rever a recomendação sobre os papéis da companhia.