A Vale anunciou nesta quinta-feira (1) um programa de recompra de ações ordinárias. Segundo a mineradora, o programa será limitado a 270 milhões de papéis e seus respectivos ADRs.
O número representa 5,3% do total de ações em circulação, com base na composição acionária de 28 de fevereiro de 2021. O programa será executado em um período de até 12 meses.
A Vale diz que a recompra demonstra a confiança da gestão da companhia no potencial da empresa de "criar e distribuir valor de forma consistente". "Regidos pela disciplina na alocação de capital, consideramos a recompra de nossas ações um dos melhores investimentos disponíveis para a companhia".
A mineradora lembra que o programa de recompra não compete com a intenção de "consistentemente distribuir dividendos acima do mínimo estabelecido" pela política de proventos da empresa.
Os papéis da mineradora (VALE3) acumulam alta de 142% nos últimos 12 meses e de 15% só neste ano. Em 2020, a empresa teve lucro de US$ 4,9 bilhões (R$ 24,9 bilhões).