Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
ESG nos céus

Rota Recife – Fernando de Noronha da Gol (GOLL4) é a primeira com carbono neutro no Brasil; veja como é feita a compensação

A iniciativa faz parte do projeto intitulado “Meu Voo Compensa" e surgiu por meio da parceria entre a Gol e a MOSS, uma das maiores plataformas ambientais de créditos de carbono do mundo

Avião nos céus
As característica do voo e do avião não são diferentes de outras rotas da aérea; a "pegada ambiental" do trajeto está no sistema de compensação com créditos de carbono. Imagem: Shutterstock

A Gol (GOLL4) realizou na quarta-feira (1) o primeiro voo carbono neutro do Brasil, com decolagem em Recife (PE) e pouso no arquipélago de Fernando de Noronha (PE).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a empresa, a partir de agora, todos os voos da companhia de ida e volta para ilha que saem da capital do Estado terão emissão neutra de carbono, em linha com as práticas ambientais vigentes em Fernando de Noronha.

A iniciativa faz parte do projeto intitulado “Meu Voo Compensa" e surgiu por meio da parceria entre a Gol e a MOSS, uma das maiores plataformas ambientais de créditos de carbono do mundo.

Apagando a pegada

As característica do voo e do avião não são diferentes de outras rotas da aérea. A única exceção é a água, servida em latas de alumínio reciclável ao invés de copos plásticos. A "pegada ambiental" do trajeto está no sistema de compensação com créditos de carbono.

Segundo a plataforma de rastreamento RadarBox, o trajeto — com duração de menos de uma hora — equivale a 50 quilos de dióxido de carbono (CO2) por passageiro na calculadora da MOSS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A plataforma doa a todos os clientes da aérea e moradores da ilha que voam na rota Recife-Fernando de Noronha-Recife a compensação da pegada carbônica de suas viagens, neutralizando as emissões totais de carbono nos dois trechos. Assim, a pegada deixada nas duas viagens é automaticamente "apagada", sem custo extra aos passageiros.

Leia Também

VALE A PENA COMPRAR?

Qual ação da bolsa brasileira pode subir quase 80%, segundo o BTG?

REESTRUTURAÇÃO FINANCEIRA

“Sem recursos para despesas básicas”: Braskem (BRKM5) diz à Justiça que dívida de R$ 2,7 bi poderia virar R$ 54 bi

Além da rota Recife-Fernando de Noronha — como parte do projeto “Meu Voo Compensa" — qualquer pessoa que voa com a Gol pode compensar as emissões de gases de efeito estufa comprando o MCO2 Token, crédito de carbono comercializado pela MOSS.

Quem compra as passagens da empresa recebe a "conta" das emissões da viagem e indicações de como compensá-las. Os interessados são direcionados ao site para comprar o token MCO2 e recebem um certificado com informações sobre como essas emissões estão sendo compensadas.

*Com informações do Estadão Conteúdo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ações Dividendos B3 Selic 26 de junho de 2026 - 14:41
Sanepar (SAPR4), conhecida por pagar dividendos 25 de junho de 2026 - 17:10
Mina da Vale em Ouro Preto (MG) 25 de junho de 2026 - 15:29
GTA 6, Take-Two, Rockstar Games 25 de junho de 2026 - 12:28
Pedágio em rodovia da Motiva 25 de junho de 2026 - 12:00
Logo do BTG Pactual sobre um fundo azul representando gráficos de ações 24 de junho de 2026 - 20:30
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar