A Embraer e a Força Aérea Brasileira (FAB) anunciaram nesta sexta-feira (23) a assinatura de um memorando para cooperação na avaliação das capacidades necessárias ao desenvolvimento de aeronaves não tripuladas.
De acordo com o entendimento, o objetivo da parceria é a concepção de um veículo aéreo não tripulado de classe superior para a FAB. Para alcançar a meta, a cooperação prevê um estudo das necessidades da Força Aérea e um levantamento e priorização dos elementos operacionais e logísticos relacionados ao desenvolvimento da plataforma.
Segundo o comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, a utilização desse tipo de aeronave permite reduzir custos e riscos e manter a eficácia no cumprimento das missões.
“É uma oportunidade ímpar para a Força Aérea Brasileira aprofundar seus estudos em tecnologias disruptivas que possam causar desequilíbrio no cenário atual e futuro”, destaca o comandante.
Inovação e tradição devem caminhar juntas
Conforme ressalta o presidente e CEO da divisão de Defesa & Segurança da Embraer, Jackson Schneider, um dos desafios do projeto será integrar as novas tecnologias e operá-las de forma conjunta com outros sistemas e aeronaves já em uso.
“Este estudo é de fundamental importância para a manutenção e a expansão das competências da Embraer no desenvolvimento de sistemas aéreos de defesa com alto teor tecnológico e grande complexidade de integração”, indica Schneider.