Menu
2021-01-11T17:55:37-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
luto

Morre Raymundo Magliano Filho, ex-presidente da Bolsa brasileira, aos 78 anos

Empresário liderou a Magliano S.A Corretora de Câmbio e Valores Mobiliários – registrada como a corretora de número 0001 na Bolsa de Valores

11 de janeiro de 2021
14:26 - atualizado às 17:55
Raymundo Magliano Filho
Brasil, São Paulo, SP. 12/04/2005. O presidente da BOVESPA Raymundo Magliano Filho durante entrevista. - Imagem: HELOISA BALLARINI/ESTADÃO CONTEÚDO/AE

Raymundo Magliano Filho, ex-presidente da Bolsa de Valores brasileira, morreu nesta segunda-feira (11), aos 78 anos. O empresário, que sofria de asma, foi vítima da covid-19. Ele estava há 50 dias internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Magliano Filho foi um dos pioneiros do mercado de capitais no Brasil. Nascido em 1942 e administrador de empresas de formação, o empresário começou a carreira atuando com seu pai e depois liderando a Magliano S.A Corretora de Câmbio e Valores Mobiliários - registrada como a corretora de número 0001 na Bolsa de Valores.

Ele foi vice-presidente da Bolsa de 1997 a 2000, depois presidente até 2008 - período de mudanças profundas na B3. Foi sob sua liderança que a então Bovespa abriu capital e se fundiu à BM&F para a criação da BM&FBOVESPA.

Magliano Filho atuou pela democratização e popularização do mercado de capitais por meio da educação financeira. Sob sua liderança, a bolsa lançou o Bovespa Vai até Você, em 2002, programa emblemático que atendeu 300 mil pessoas e realizou mais de 3 mil eventos.

Durante a presidência de Magliano Filho, o Novo Mercado, segmento de listagem com regras de governança ampliadas, também avançou. Foi durante sua gestão que a Bovespa se tornou a primeira Bolsa de Valores do mundo a aderir ao Pacto Global da ONU.

Em nota, a B3 disse que Magliano Filho liderava a bolsa na jornada pela transparência "muito antes de temas como governança e democratização do mercado financeiro se tornarem lugar comum nas falas das lideranças empresariais do nosso país ou de o papel social das empresas ser reconhecido como um valor que agrega aos resultados".

Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

OUÇA DE GRAÇA

Do zero ao R$ 1 bilhão: como a Empiricus usa tecnologia para vender produtos digitais

Na edição dessa semana do Tela Azul, recebemos o Rodrigo Gianotto head de e-commerce da Empiricus.

Prepare o bolso

ANP: preço médio do etanol sobe em 12 Estados na semana

A cotação do biocombustível caiu em outros 13 Estados e no Distrito Federal, enquanto no Amapá não houve apuração.

BTG Pactual e Credit Suisse veem potencial gigante de crescimento para a Rede D’Or — e recomendam os papéis

BTG Pactual e Credit Suisse começaram a cobertura dos papéis da companhia com recomendação de compra (e bons prognósticos para o futuro)

Crise

Vendas no varejo caíram 13,9% em 2020, segundo ICVA; resultado é o pior da série histórica

Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o índice teve uma queda de 10,4%.

imbróglio resolvido

OSX, de Eike Batista, fecha acordo com acionista e ações sobem

Acerto permite convocação de assembleia para eleger nova administração para companhia de logística portuária

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies