Site icon Seu Dinheiro

Na briga de bilionários, Jeff Bezos perde uma disputa espacial contra Elon Musk e a Nasa

Elon Musk e Jeff Bezos em foguetes / montagem

Elon Musk, dono da Tesla, e Jeff Bezos, dono da Amazon, são os dois homens mais ricos do mundo e ambos estão investindo no mercado aeroepacial

Após ser ultrapassado por Elon Musk no topo da lista de pessoas mais ricas do mundo, Jeff Bezos amarga mais uma derrota para o fundador da Tesla. Dessa vez, a disputa envolvia até a Nasa e ocorreu no âmbito da nova corrida espacial travada pelos bilionários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Tribunal de Reivindicações Federais dos Estados Unidos decidiu a favor da Nasa e contra a Blue Origin em um processo movido pela empresa de exploração espacial de Bezos.

O litígio foi motivado por um contrato de US$ 2,89 bilhões para a construção de um sistema de pouso na Lua concedido à SpaceX, de Elon Musk, no início deste ano. 

Jeff Bezos também havia apresentado uma proposta para fazer parte da construção para a missão tripulada à Lua em 2024. Originalmente, o projeto contaria com a participação das duas empresas, mas os planos mudaram graças à falta de recursos da Nasa.

Descontente com a decisão da agência espacial norte-americana, a Blue Origin alegou que o processo era uma tentativa de “remediar falhas fundamentais” na operação. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com o veredito, a Nasa comunicou que o trabalho com a SpaceX será retomado "assim que possível". Já a Blue Origin destacou que “questões importantes de segurança com o processo de aquisição do Sistema de Pouso Humano ainda devem ser abordadas”.

A SpaceX não comentou a decisão, mas o fundador usou sua rede social favorita para alfinetar o adversário. Em um tweet, Elon Musk publicou uma foto do Juiz Dredd, personagem de histórias de quadrinhos, com os dizeres “você foi julgado”. 

Disputa dos bilionários

Os fundadores da Blue Origin e da SpaceX, protagonistas da corrida espacial, são famosos também pelas farpas trocadas por projetos e contratos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Recentemente, a empresa de Jeff Bezos classificou os planos da SpaceX de usar seu veículo Starship, testado no sul do Texas, como "imensamente complexo e de alto risco”.

Enquanto isso, Elon Musk contestou as afirmações no Twitter por semanas, dizendo que "Se o lobby e os advogados pudessem colocar Bezos em órbita, ele estaria em Plutão [agora]." 

Para completar, Elon Musk também zombou de uma foto de um protótipo da Blue Moon.

*Com informações da CNBC

Exit mobile version