Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2021-02-02T18:47:41-03:00
Estadão Conteúdo
Críticas

Inter e Bradesco têm as piores ouvidorias entre os 10 maiores bancos, diz BC

São considerados aspectos como o prazo de resposta dos bancos às reclamações e a qualidade da resposta.

2 de fevereiro de 2021
17:11 - atualizado às 18:47
Bradesco
Imagem: Shutterstock

O banco Inter e o Bradesco têm as piores ouvidorias entre as dez instituições financeiras de maior porte no País, indicou, nesta terça-feira (2), o "Ranking de Qualidade de Ouvidorias", divulgado pelo Banco Central. Em uma escala de zero a cinco, o índice do Inter foi de 1,00 no quarto trimestre de 2020, enquanto o do Bradesco foi de 2,91. Quanto menor o índice, pior a ouvidoria.

Leia também:

O índice é formado a partir das reclamações registradas pelos cidadãos nos canais de atendimento do Banco Central. São considerados aspectos como o prazo de resposta dos bancos às reclamações e a qualidade da resposta. Além disso, o indicador leva em conta a iniciativa dos bancos em aderir a plataformas públicas de resolução de conflitos com os clientes.

Recentemente, o BC anunciou mudanças no ranking, que passou a ter um número mínimo de demandas de 30. Para uma instituição ter a sua ouvidoria avaliada, é necessário que, no trimestre de referência, sejam pelo menos 30 reclamações analisadas e 30 respostas oferecidas.

Outra alteração ocorre na bonificação que as instituições recebem no ranking pela adesão à plataforma Consumidor.gov.br. O bônus, antes de 0,5 ponto, foi reduzido para 0,1. A ferramenta de resolução de conflitos é operada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).

Entre as dez maiores instituições do País, o Inter apresentou prazo médio de respostas de 9,06 dias úteis, sendo que houve 16 reclamações sobre a qualidade da resposta e 18 reclamações sobre a própria ouvidoria.

No caso do Bradesco, foram 9,17 dias úteis para resposta e 46 reclamações contra a qualidade da resposta. Houve ainda 1 reclamação contra a ouvidoria.

A terceira pior ouvidoria, conforme o ranking, é do Banco CSF, com índice de 3,24. Na lista com dez instituições, o Banco do Nordeste aparece com a melhor classificação para ouvidorias, com índice de 4,92.

Instituições menores

Entre as demais instituições avaliadas, a pior ouvidoria é a do Banco Máxima, com índice de 1,26. Na sequência aparecem Banco Pan (1,27) e Novo Banco Continental (1,84).

A íntegra do ranking está disponível no site do BC.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

parecer do relator da reforma

Dividendos recebidos por fundos de investimento; veja novas mudanças em 4 pontos

Relator da reforma do Imposto de Renda inseriu em seu parecer a previsão de que os lucros e dividendos recebidos por fundos de investimento serão tributados em 5,88%

seu dinheiro na sua noite

Com alta da Petrobras, Ibovespa fecha terça no azul; veja os destaques

Dia teve tanto o Ibovespa quanto o dólar em uma verdadeira montanha-russa, mas altas de Vale e Petrobras garantiram fechamento no azul

FECHAMENTO DO DIA

Vale puxa o Ibovespa e garante alta do dia, mas dólar avança com temores fiscais na véspera do Copom

Em Nova York, a volatilidade foi mais comedida. No Brasil, o conturbado cenário interno trouxe dor de cabeça e tensão para o Ibovespa e o câmbio

Chama o Max!

Como ter renda extra através de ações? Max Bohm explica os diferentes tipos de proventos!

Já pensou viver de renda? É o sonho de muitos brasileiros. Max Bohm, analista da Empiricus, explica quais são os diferentes tipos de proventos recebidos por um acionista. Confira agora!

Com preço no piso da faixa indicativa, Raízen movimenta R$ 6,9 bilhões no IPO; veja o que vem a seguir para esta ação

Ação da produtora de açúcar e álcool e dona dos postos Shell é precificada a R$ 7,40 e começará a ser negociada no próximo dia 5

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies