Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Por reajuste salarial

Funcionários da GM em São Caetano do Sul entram em greve

Paralisação ocorre pouco mais de um mês após a fábrica retomar atividades

Fábrica da GM em São Caetano do Sul, no ABC Paulista
Fábrica da GM em São Caetano do Sul, no ABC Paulista - Imagem: Divulgação

Trabalhadores da General Motors de São Caetano do Sul, no ABC Paulista, suspenderam a produção nessa sexta-feira, 1º, em protesto contra a intenção da empresa em adiar a reposição salarial da data-base de setembro para fevereiro e reduzir direitos dos funcionários, informa o Sindicato dos Metalúrgicos local.

A greve, por tempo indeterminado, ocorre pouco mais de um mês após a fábrica retomar atividades, em um turno, depois de quase três meses fechada por causa da falta de componentes eletrônicos e para realizar obras para a produção da nova picape Montana. O segundo turno foi retomado na última segunda-feira, 27.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A empresa confirmou a paralisação, que foi aprovada em assembleia dos funcionários. Em nota, a GM informa que está fazendo todos os esforços para chegar a um acordo que seja bom para ambas as partes. "A empresa espera que a situação possa ser resolvida o quanto antes, com um acordo viável e sustentável, e que rapidamente as operações de nossa fábrica estejam totalmente normalizadas."

No início da tarde ocorreu uma reunião de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), mas não houve acordo. "A empresa queria que a greve fosse suspensa para depois retomar negociação e não aceitamos", informa o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano, Aparecido Inácio da Silva.

Momento difícil na indústria

De acordo com Silva, a direção da GM propôs um acordo para dois anos, sendo que a reposição integral da inflação dos últimos 12 meses (de 10,4%) seria aplicada aos salários em fevereiro e, para 2022, a proposta era de pagar apenas metade do INPC em fevereiro de 2023. A GM também ofereceu vale-alimentação de R$ 350 a funcionários que ganham até R$ 4,43 mil e abono de R$ 1 mil a ser pago neste mês.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os trabalhadores reivindicam a reposição salarial com base no INPC nos salários de setembro, aumento real de 5%, vale alimentação de R$ 500 a R$ 1 mil, dependendo do salário e participação nos resultados de R$ 18 mil, entre outros itens.

Leia Também

MERCADO IMOBILIÁRIO

MRV acerta venda de ativos nos EUA e avança em plano de US$ 380 milhões em desinvestimentos

ATENÇÃO, ACIONISTA

Dividendos obrigatórios: Rede D’Or aprova R$ 400 milhões em JCP; veja quem tem direito ao pagamento

"Nós vemos com preocupação o momento difícil do setor, com falta de peças para a produção, mas os trabalhadores não têm mais com o que contribuir, e o que pedimos é praticamente para atender as necessidades do dia a dia", afirma Silva.

O sindicalista diz ainda que se colocou à disposição da montadora para negociações no fim de semana, mas até o início da noite de hoje não foi marcada qualquer reunião.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Hapvida, operadora de saúde, sendo analisada por um médico 22 de junho de 2026 - 13:27
brasil petróleo petrobras prio 22 de junho de 2026 - 12:49
Vale Xerém - RJ - CTSS (Centro Tecnológico de Soluções Sustentáveis).Foto da Fachada com a logo da Vale (VALE3) em destaque. 22 de junho de 2026 - 11:00
Trem com o logo da Rumo RAIL3 | Dividendos 22 de junho de 2026 - 10:24
Celular com logo Nubank 20 de junho de 2026 - 15:03
Escritório da Cosan (CSAN3). 19 de junho de 2026 - 19:30
Logo da BB Seguridade (BBSE3) 19 de junho de 2026 - 17:35
Nova sede do QuintoAndar, no bairro da Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo — Foto: Divulgação 19 de junho de 2026 - 14:03
CSN Cimentos IPO CSNA3 CMIN3 recompra de ações 19 de junho de 2026 - 13:04
Magda Chambriard em primeiro plano com painel branco atrás, com os dizeres Petrobras 18 de junho de 2026 - 16:35
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar