As festas de fim de ano também são famosas pelos cancelamentos de voos nos países do Hemisfério Norte. Normalmente, os cancelamentos são motivados por nevascas e outras condições climáticas adversas. Este ano, porém, é a covid-19 que está por trás do problema.
Mais de 2 mil voos foram cancelados nas últimas 24 horas em todo o mundo, mais da metade deles nos Estados Unidos e na China, devido à disseminação da variante ômicron entre os funcionários das companhias aéreas.
Apenas nos EUA, 454 voos foram cancelados.
A United Airlines informou que está “notificando os clientes afetados com antecedência sobre sua ida ao aeroporto”, segundo um comunicado da empresa. “Lamentamos a interrupção e estamos trabalhando duro para remarcar o maior número possível de pessoas e colocá-las no caminho para as férias.”
A Delta Airlines disse que os cancelamentos se devem a vários fatores, inclusive problemas relacionados com a variante ômicron do novo coronavírus.
Na China o número foi ainda maior. De acordo com uma empresa especializada no monitoramento de tráfego aéreo, foram pelo menos 664 os voos cancelados na China.
*Com informações da CNN.