Shopping centers registram queda nas vendas de 47,2% entre 12 e 18 de abril
Em relação à semana equivalente do mês anterior, houve crescimento de 64,8% nas vendas, segundo dados da Abrasce

Os shopping centers registraram queda nas vendas de 47,2% na semana entre 12 e 18 de abril, na comparação com a semana equivalente de fevereiro de 2020 (período pré-pandemia), aponta a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).
O porcentual representa uma desaceleração das perdas em relação à semana anterior (5 a 11 de abril), quando as vendas apresentaram redução de 55,4%.
Em relação à semana equivalente do mês anterior, houve crescimento de 64,8% nas vendas. As perdas acumuladas de 04 de janeiro a 18 de abril totalizam 36,3% na comparação com período equivalente de 2020, antes da pandemia.
Os dados são apurados em parceria com a Cielo e compõem o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), que identifica as vendas do chamado "varejo total", com separação por lojas de shopping centers e de rua.
Até o domingo passado, quando o levantamento foi concluído, o Brasil operava com 94% dos seus shoppings abertos, frente aos 61% da semana anterior. Com o aumento das reaberturas, com exceção da região Centro-Oeste que registrou estabilidade, todas as regiões apresentaram desaceleração das perdas. Na região Sudeste, o estado de São Paulo teve todos os shoppings reabertos no último dia 18.
Leia Também
"A última semana de março representa um ponto de inflexão na trajetória de vendas do setor, que até então vinha enfrentando, desde o início de fevereiro, um movimento contínuo de aceleração das perdas. A reabertura gradual dos empreendimentos ao longo deste período vem possibilitando esta retomada, que deverá ser intensificada nas próximas semanas diante da reabertura dos shoppings no Estado de São Paulo", afirma Glauco Humai, presidente da Abrasce, em nota.
Nesta sexta-feira, 23, do total de 601 shopping centers no País, 599 operavam com algum tipo de restrição, enquanto dois ainda estavam fechados, em Minas Gerais. Em Barbacena, o shopping voltará a reabrir neste sábado, ficando apenas um shopping fechado no País, em Sete Lagoas.
A região Norte registrou a menor queda entre as regiões, com 12,2% na semana de 12 a 18 de abril, seguida pelas regiões Sul (19,3%), Centro-Oeste (31,6%), Nordeste (32,2%) e Sudeste (61,9%).
ELEIÇÃO, JUROS E FISCAL
“Essa taxa se torna insustentável”: os juros que enchem o bolso do investidor podem estar virando problema para o Brasil
26 de setembro de 2026 - 17:19DESTAQUES DA BOLSA
Magazine Luiza (MGLU3) ganha fôlego e Natura (NATU3) fica na lanterna: veja os altos e baixos do Ibovespa na semana
26 de setembro de 2026 - 16:08TOUROS E URSOS
Seu próximo carro será chinês? BYD, GWM e a nova guerra do mercado automotivo
26 de setembro de 2026 - 15:00DE OLHO NAS DÍVIDAS
Desenrola 3.0: governo Lula quer renegociar até R$ 150 bilhões em dívidas — mas como vai bancar essa conta?
26 de setembro de 2026 - 11:24Conteúdo Empiricus
McKinsey: Só 6% das empresas faturam com IA de verdade — veja característica em comum entre elas
26 de setembro de 2026 - 9:00O CRONOGRAMA DO RESGATE
O que acontece com o dinheiro de quem apostou nas bets após a proibição do governo
25 de setembro de 2026 - 18:58MIX DE SENTIMENTO
Ibovespa ainda pode subir quase 20%, mas investidores estão com pé atrás; Safra explica o motivo
25 de setembro de 2026 - 18:40EFEITOS VIRÃO NO 3T26
As vendas continuam, mas o dinheiro não chega: como a greve na Caixa afeta as incorporadoras, segundo BTG Pactual
25 de setembro de 2026 - 16:36CORRENDO CONTRA O TEMPO?
A 10 dias das eleições, ministro da Fazenda defende que governo Lula adotou ‘política fiscal correta’ em artigo na The Economist
25 de setembro de 2026 - 10:39TENTE OUTRA VEZ
Ozempic no SUS? Governo tenta emplacar canetas emagrecedoras nos postos de saúde e cita queda de 70% nos preços
25 de setembro de 2026 - 7:37MÁQUINA DE MILIONÁRIOS EMPERRADA
Mega-Sena 3062 encalha e prêmio em jogo sobe para R$ 45 milhões; Lotofácil, Quina e outras loterias também acumulam
25 de setembro de 2026 - 6:48IVA VEM AÍ
Do supermercado à academia: o que a reforma tributária muda para o seu bolso como consumidor?
25 de setembro de 2026 - 6:03NINGUÉM PAGA SOZINHO
Quem vai pagar a conta da Braskem (BRKM5)? Petrobras (PETR4) recusa aporte isolado, enquanto credores pressionam por bilhões
24 de setembro de 2026 - 19:30EQUILIBRANDO PRATOS
Palmeiras, ciclope e doping: as metáforas de Galípolo para falar de juros, crédito e driblar perguntas espinhosas
24 de setembro de 2026 - 17:30EDUCAÇÃO NOS HOLOFOTES
Cogna (COGN3) ainda pode subir 35%, mas Bradesco BBI faz um alerta para quem está de olho na ação
24 de setembro de 2026 - 16:45FIN4SHE 2026
Onde as mulheres investem? Presença feminina na B3 cresce 83%, mas ativo favorito ainda é outro
24 de setembro de 2026 - 15:49VISÃO DO GESTOR
O que Luis Stuhlberger espera de um governo Lula 4 e de um governo Flávio Bolsonaro
24 de setembro de 2026 - 13:39CAFEÍNA NA VEIA
Preço do café cai, consumo aumenta: brasileiros voltam a encher a xícara em 2026
24 de setembro de 2026 - 10:57ENGENHARIA FINANCEIRA
Banco Genial na mira: Operação Crédito Oculto investiga suposto esquema para esconder donos de distribuidora de combustíveis
24 de setembro de 2026 - 9:51NA TRAAAAAVE!