Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
PREÇOS EM ALTA

Puxado pelos combustíveis, IPCA registra maior leitura para fevereiro desde 2016 e pressiona Copom

Índice oficial de inflação acelera para 0,86% em relação a janeiro, vem bem acima do esperado pelos economistas

Imagem: Shutterstock

Novamente pressionada pelos preços dos combustíveis, a inflação acelerou fortemente entre janeiro e fevereiro, superando a mediana das estimativas dos economistas, registrando o maior resultado para um mês de fevereiro desde 2016.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de fevereiro foi de 0,86%, acima dos 0,25% apurados em janeiro, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (11) pelo IBGE. Em fevereiro de 2020, a variação havia sido de 0,25%.

A leitura do mês passado veio acima da mediana de estimativas coletadas pelo Projeções Broadcast, que apontavam alta de 0,71% em fevereiro. As projeções variavam de alta de 0,62% a avanço de 0,80%.

Com o resultado do mês passado, o IPCA acumula alta de 1,11% no ano e, em 12 meses, de 5,20%, acima dos 4,56% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. 

A situação coloca ainda mais pressão em cima do Comitê de Política Monetária (Copom), que se reúne na semana que vem para definir se mantém a taxa básica de juros (Selic) em 2,00% ao ano, ou se começa a apertar a política monetária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Combustíveis, novamente

Segundo o IBGE, a gasolina foi, individualmente, o item que mais impactou o IPCA no mês, ao subir 7,11%. Sua participação foi de cerca de 42% no resultado final.

Leia Também

PROFECIA AUTORREALIZÁVEL

Ganhador do Nobel de Economia vê no medo da IA uma ameaça potencialmente maior que a própria tecnologia

CARA E COROA

A cara do rei: Moedas do Reino Unido ganham efígie de Charles III e são remodeladas para ajudar as crianças no aprendizado da matemática

“Temos tido aumentos no preço da gasolina, que são dados nas refinarias, mas uma parte deles acaba sendo repassada ao consumidor final. No início de fevereiro, por exemplo, tivemos um aumento de 8%, e depois de mais de 10%. Esses aumentos subsequentes no preço do combustível explicam essa alta”, diz, em nota, o gerente da pesquisa, Pedro Kislanov.

Além da gasolina, os preços do etanol (8,06%), do óleo diesel (5,40%) e do gás veicular (0,69%) também subiram. Com isso, os combustíveis acumulam alta de 28,44% nos últimos nove meses. Em fevereiro, o grupo transportes teve alta de 2,28%.

A alta dos preços dos combustíveis tem dado dor de cabeça ao governo. O presidente Jair Bolsonaro chegou inclusive a intervir no comando da Petrobras, por conta da política de preços da estatal, que segue a cotação internacional e era defendida pelo então presidente da petroleira, Roberto Castello Branco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além da alta do petróleo, os combustíveis também tem sentido os efeitos da valorização do dólar ante o real, outro fator considerado na política de preços da Petrobras.

Educação e alimentação

Olhando para os grupos que compõem o IPCA, educação foi aquele que teve maior variação, alta de 2,48%, com o maior impacto do grupo vindo dos cursos regulares (3,08%).

O grupo alimentação e bebidas variou 0,27% em fevereiro, desacelerando pelo terceiro mês consecutivo, de acordo com o IBGE.

A queda nos preços da batata-inglesa (-14,70%), do tomate (-8,55%), do leite longa vida (-3,30%), do óleo de soja (-3,15%) e do arroz (-1,52%) contribuíram para a desaceleração na alimentação no domicílio (0,28%). Houve aumento no preço da cebola (15,59%) e das carnes (1,72%).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
fundos de investimento dividendos ações mercado 1 de julho de 2026 - 10:00
Imagem com a bandeira do Brasil ao fundo e um gráfico vermelho com números e uma seta apontando para baixo representando a queda do ibovespa 30 de junho de 2026 - 20:06
querosene petrus 30 de junho de 2026 - 14:54

TRABALHA E TRABALHA

Anvisa proíbe marca querosene por produção desconhecida

30 de junho de 2026 - 14:54
lanche de graça burguer king serasa bk (1) ID da foto:1309352410 30 de junho de 2026 - 13:36
taça copa do mundo 30 de junho de 2026 - 11:04
desenrola caixa economica federal (1) 29 de junho de 2026 - 13:54
repelente repele anvisa (1) ID da foto:992623726 29 de junho de 2026 - 13:41
Bilhetes da Mega-Sena e da +Milionária brincam de dança das cadeiras em clima de festa junina. 29 de junho de 2026 - 7:23
29 de junho de 2026 - 6:57
Pé-de-Meia: programa federal que financia a permanência de estudantes no ensino médio público 29 de junho de 2026 - 6:18
Confira os números da Quina de São João. 28 de junho de 2026 - 14:23
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar