A reforma do Imposto de Renda, aprovada na última quinta-feira (02), pelos deputados na Câmara, seguei repercutindo entre os diversos setores. As empresas de telecomunicações ficaram insatisfeitas com o teor do texto. Em nota, a Conexis Brasil Digital, que reúne as maiores operadoras do País, afirmou que as alterações no documento dificultam a implementação de 5G no país.
A nova versão da reforma aumenta a carga tributária sobre a conectividade e no entender das operadoras, deve também comprometer investimentos bilionários que serão necessários para implantar o 5G no Brasil. A votação da proposta pelos deputados foi concluída, mas ainda precisa passar pelo Senado para entrar em vigor.
"A implantação de 5G no Brasil e a ampliação da conectividade exigirá investimentos bilionários nos próximos anos. A aprovação da medida traz o risco de mais aumento na carga tributária para a conectividade, num País que já é líder em tributação nos serviços de telecomunicações e internet. O setor, que contribui significativamente na arrecadação de tributos, geração de renda e emprego, acesso à internet e educação, deveria ser desonerado para o país poder avançar na economia do 5G", diz a nota.
"A medida aprovada pela Câmara agravará a tributação, atingindo fortemente os investimentos, a chegada do 5G e as perspectivas que a tecnologia pode trazer para o desenvolvimento econômico e social do País. O setor privado não pode pagar ainda mais pelas ineficiências do setor público.", complementa.
*Com informações do Estadão Conteúdo