Metaverso é a palavra do momento no mercado financeiro. Se você ainda não sabe o que ela significa, é bom se apressar para não ficar de fora do que, segundo a CEO e CIO da Ark Invest, Cathie Wood, é uma oportunidade de 'multitrilhões' de dólares.
Para te ajudar, uma breve definição: o metaverso refere-se a uma gama de ambientes virtuais, nos quais as pessoas podem jogar, construir, socializar, trabalhar e até mesmo negociar e ganhar ativos digitais.
Conhecida como “rainha dos investimentos” por suas apostas ousadas e acertadas - a mais famosa foi antecipar a disparada das ações da Tesla -, Wood acredita que o metaverso irá se expandir para muito além de seu foco atual em games e produtos relacionados.
"É uma grande ideia que, assim como a tecnologia, provavelmente se infiltrará em todos os setores de maneiras que nem podemos imaginar agora”, declarou em entrevista à CNBC.
Para sustentar previsões, a gestora cita a Trimble, empresa que faz mapas digitais de infraestrutura altamente detalhados. Para ela, este é um exemplo de como os ambientes simulados podem ser usados na vida real para o benefício de indústrias como as concessionárias de saneamento básico.
Facebook e Bank of America também apostam no metaverso
E Cathie Wood não é a única a acreditar no potencial do metaverso, e nem a primeira a fazer uma aposta pública.
Recentemente o gigante Facebook mudou seu nome Meta e disponibilizou bilhões para investimentos no universo online. A companhia de Mark Zuckerberg confia que o metaverso será o futuro da internet e mudou seu foco das redes sociais para a construção de mundos virtuais.
Entre os membros da instituições mais tradicionais de investimentos, o diretor administrativo de pesquisa e estrategista global do Bank of America, Haim Israel, também já anunciou que enxerga uma "oportunidade massiva" para as criptomoedas no metaverso.
"Você precisa das plataformas certas, mas isso definitivamente será uma grande oportunidade para todo este ecossistema", declarou Israel ao Insider.
Para ele, a tecnologia blockchain vai decolar e elevar os ativos digitais ao status de moedas convencionais. Isso porque, segundo sua visão, é dentro do metaverso que as criptomoedas serão amplamente utilizadas para transações.