Site icon Seu Dinheiro

Inflação IGP-M avança 0,78% em julho e acumula alta de 33,83% em 12 meses

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) ficou 0,78% em julho ante 0,60% no mês anterior, informou nesta quinta-feira, 29, a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Embora acelerado, o IGP-M veio abaixo da projeção do mercado que era de 0,90% para o Índice.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O resultado é influenciado principalmente pela alta no Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que subiu 0,71% no mês de julho.

Efeitos sazonais, exportações e a alta acumulada nos preços das rações orientaram a aceleração do índice ao produtor, que nesta apuração, contou com a destacada influência de três itens: minério de ferro, adubos ou fertilizantes e leite in natura", apontou o coordenador dos Índices de Preços da FGV, André Braz.

Com o resultado o IGP-M acumula alta 15,98% no ano, e de 33,83% nos últimos 12 meses. Em julho do ano passado, aumento havia sido de 2,23%, enquanto o acumulado em 12 meses era de 9,27%.

O que pensam os analistas

De acordo com relatório do Banco Fibra a principal contribuição para o avanço dos preços ao produtor amplo (IPA), que saltou de 0,42% para 0,71% na comparação mensal, veio do componente industrial impulsionado pelo minério de ferro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já o IPA agrícola teve deflação maior neste mês (de -0,90% para -1,33%) devido a queda nos preços da soja e do milho.

Os preços ao consumidor (IPC), que subiram de 0,57% para 0,83%, foram puxados principalmente pelo grupo de alimentação e habitação, com destaque para tarifa elétrica e o GLP.

 

Exit mobile version