Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, apresentou, na última quinta-feira (19), mais um plano inovador: a produção de um robô humanoide, que segundo ele, substituirá o ser humano em tarefas “perigosas, repetitivas e entediantes”.
O bilionário afirma que o projeto possibilitará que, no futuro, o “trabalho físico seja uma escolha, não uma obrigação”.
O primeiro protótipo do “Tesla Bot”, como foi chamado, está previsto para ser apresentado no próximo ano e deve usar a experiência tecnológica da empresa, com os recursos de software e hardware usados no piloto automático dos seus automóveis.
Com direito a dancinha, o robô foi apresentado por Elon Musk no Tesla AI Day, evento que mostra as novas tecnologias da empresa em busca de Inteligência Artificial para que um dia carros 100% autônomos, por exemplo, possam ser reais.
Sem riscos
Elon Musk frequentemente comenta sobre seu medo de que um dia a inteligência artificial se descontrole e domine a humanidade. Por isso, a elaboração do robô, internamente chamado de Optimus, está sendo projetada em “nível amigável”.
Com cerca 1,74m de altura e 55kg, é possível imobilizar o robô caso as coisas fujam do controle - ufa!
Além disso, o Tesla Bot terá uma silhueta idêntica à dos seres humanos e uma tela em seu rosto, que exibirá informações importantes para as pessoas que entrarem em contato com ele.
O CEO da Tesla fez questão de frisar que o objetivo do robô não é substituir o ser humano e que seu uso será feito de maneira “limitada” e exclusivamente para o bem.