A próxima semana pode ser decisiva para a Eletrobras e o mercado está animado com isso. As ações PNB (ELET6) e ON (ELET3) lideram as altas do Ibovespa nesta terça-feira (11).
O gatilho para o novo salto dos papéis foi um pronunciamento dado hoje pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, que mostrou o compromisso do governo em seguir em frente com o processo de privatização da companhia.
Por volta das 15h30, os papéis PNB subiam 6,68%, a R$ 39,62. Já as ações ordinárias tinham alta de 4,70%, a R$ 39,88. Acompanhe a nossa cobertura completa de mercados.
Segundo o ministro, o processo de capitalização da Eletrobras "é fundamental para o país" e o processo de privatização deve ser concluído no início de 2022. A expectativa pela privatização da companhia não é de hoje, mas, nos últimos meses, vem ganhando contornos mais concretos, principalmente após a polêmica saída de Wilson Ferreira do comando da companhia, que foi vista como um enfraquecimento da ala liberal do governo.
Na semana que vem, a Câmara dos Deputados deve apreciar o tema, já que a medida provisória que abre caminho para a operação tem data de validade para passar pelo Congresso- 22 de junho.
Albuquerque aproveitou o pronunciamento para reiterar que o texto em análise prevê que a União tenha direito a uma ação de classe especial, chamada de golden share, com poder de veto. O ministro também garantiu que a Medida Provisória garante todos os direitos trabalhistas dos atuais funcionários das Eletrobras.