Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
EXPECTATIVAS

Economistas melhoram projeções para déficit fiscal em 2021

Relatório Focus aponta ainda revisão positiva nas projeções para inflação e crescimento da economia neste ano

Imagem remete a rendimento de contas de fundos
Imagem: Shutterstock

Principal foco de preocupação para 2021, o resultado das contas públicas pode fechar o ano menos ruim que o esperado, segundo a edição mais recente do Relatório Focus, pesquisa do Banco Central que consolida as projeções do mercado para os principais indicadores econômicos, divulgada nesta segunda-feira (18).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os economistas melhoraram suas projeções para o resultado primário do País em 2021, esperando agora um déficit equivalente a 2,80% do PIB, enquanto na semana passada as projeções indicavam um saldo negativo de 3,00%.

O resultado nominal também passou por melhora, indo de um déficit de 7% do PIB para um resultado negativo de 6,92%.

O resultado primário reflete o saldo entre receitas e despesas do governo, antes do pagamento dos juros da dívida pública. Já o resultado nominal reflete o saldo já após as despesas com juros.

A expectativa para a dívida líquida em 2021 foi mantida em 64,95% do PIB. Há quatro semanas, a mediana indicava que a relação estaria ao final do ano em 67%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inflação e PIB

O Relatório Focus desta semana mostrou ainda que os economistas elevaram suas projeções para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2021, após o indicador oficial de inflação do Brasil fechar 2020 com a maior taxa acumulada desde 2016.

Leia Também

QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO

Lotofácil 3751 tem vencedor mineiro com prêmio de quase R$ 1,8 milhão; Mega-Sena acumula e próximo sorteio pode pagar R$ 135 milhões

O QUE BOMBOU

A crise bilionária de um estádio, Smart Fit (SMFT3) com potencial de alta de 80% e os riscos do Tesouro IPCA+ 8%: confira as mais lidas da semana

Segundo o Relatório Focus, a mediana das estimativas para o IPCA aponta para uma inflação de 3,43% em 2021. Na semana passada, a projeção era de 3,34%. Já para 2022, a mediana permaneceu em 3,50% pela 77ª semana consecutiva.

Em relação ao PIB, o Focus mostra que o mercado estima agora um crescimento de 3,45% do País, acima da alta de 3,41% da semana anterior. A nova projeção está próxima do que era esperado há quatro semanas, um crescimento de 3,46%.

A expectativa de crescimento para 2022 foi mantida em 2,50% pela 143ª semana consecutiva.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Imagem com uma casa e moedas para representar preços de imóveis 1 de agosto de 2026 - 12:30
bolsa família 1 de agosto de 2026 - 6:30
Antiga sede dos Correios 31 de julho de 2026 - 12:19
Bolsa Família 2025 31 de julho de 2026 - 5:38
Ilustração de pessoa assitindo chuva de meteoros 30 de julho de 2026 - 17:02
William Foster, vice-presidente da Moody's Ratings e responsável pela classificação soberana do Brasil. 30 de julho de 2026 - 12:05
Montagem mostrando cédulas e moedas de real espalhadas numa mesa; no topo, uma placa de madeira com a sigla FGTS, em verde 29 de julho de 2026 - 14:41
Pix 29 de julho de 2026 - 9:18

CONTRADIÇÃO LATINO-AMERICANA

Brasileiros usam cada vez menos dinheiro vivo — e a culpa é do Pix

29 de julho de 2026 - 9:18
Luiz Inácio Lula da Silva e Flávio Bolsonaro eleições 29 de julho de 2026 - 9:02
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar