Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
EXPECTATIVAS

Economistas melhoram projeções para déficit fiscal em 2021

Relatório Focus aponta ainda revisão positiva nas projeções para inflação e crescimento da economia neste ano

Imagem remete a rendimento de contas de fundos
Imagem: Shutterstock

Principal foco de preocupação para 2021, o resultado das contas públicas pode fechar o ano menos ruim que o esperado, segundo a edição mais recente do Relatório Focus, pesquisa do Banco Central que consolida as projeções do mercado para os principais indicadores econômicos, divulgada nesta segunda-feira (18).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os economistas melhoraram suas projeções para o resultado primário do País em 2021, esperando agora um déficit equivalente a 2,80% do PIB, enquanto na semana passada as projeções indicavam um saldo negativo de 3,00%.

O resultado nominal também passou por melhora, indo de um déficit de 7% do PIB para um resultado negativo de 6,92%.

O resultado primário reflete o saldo entre receitas e despesas do governo, antes do pagamento dos juros da dívida pública. Já o resultado nominal reflete o saldo já após as despesas com juros.

A expectativa para a dívida líquida em 2021 foi mantida em 64,95% do PIB. Há quatro semanas, a mediana indicava que a relação estaria ao final do ano em 67%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inflação e PIB

O Relatório Focus desta semana mostrou ainda que os economistas elevaram suas projeções para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2021, após o indicador oficial de inflação do Brasil fechar 2020 com a maior taxa acumulada desde 2016.

Leia Também

CORTE VEM AÍ?

Boa notícia para o bolso: inflação cai mais do que o esperado e já permite sonhar com juros menores

NOVA RESOLUÇÃO

Acabou a farra: crianças e responsáveis passam a ter assento lado a lado garantido pela Anac

Segundo o Relatório Focus, a mediana das estimativas para o IPCA aponta para uma inflação de 3,43% em 2021. Na semana passada, a projeção era de 3,34%. Já para 2022, a mediana permaneceu em 3,50% pela 77ª semana consecutiva.

Em relação ao PIB, o Focus mostra que o mercado estima agora um crescimento de 3,45% do País, acima da alta de 3,41% da semana anterior. A nova projeção está próxima do que era esperado há quatro semanas, um crescimento de 3,46%.

A expectativa de crescimento para 2022 foi mantida em 2,50% pela 143ª semana consecutiva.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Anvisa vacina covid-19 10 de julho de 2026 - 11:17
ipva-carros-veiculos- 10 de julho de 2026 - 10:27

IPVA VAI MUDAR?

PEC quer alterar cálculo do IPVA; entenda

10 de julho de 2026 - 10:27
Gás do Povo Créditos: Foto: Ricardo Botelho/MME 10 de julho de 2026 - 6:16

ATENÇÃO BENEFICIÁRIOS!

Gás do Povo julho de 2026 será liberado hoje; veja quem será contemplado

10 de julho de 2026 - 6:16
[Imagem: Divulgação] 9 de julho de 2026 - 16:00
ID da foto:2221778565 feriado 9 de julho são paulo 9 de julho de 2026 - 5:07
Tesoura rosa corta a Selic, taxa básica de juros 8 de julho de 2026 - 19:51
Celular exibindo o logo do Pix, sistema de transferências instantâneas do Banco Central 8 de julho de 2026 - 12:32
8 de julho de 2026 - 10:37
JMEV Emova Easy, ou EV2. 7 de julho de 2026 - 11:20
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar