Site icon Seu Dinheiro

Black Friday supera prévias, mas vendas do fim de semana ainda perdem para os números registrados em 2019

homem empurra carrinho de compras em cima de cartão de crédito

As vendas do varejo devem movimentar o dia junto com os balanços locais

As vendas do varejo brasileiro no fim de semana da Black Friday, entre os dias 25 e 28 de novembro, foram 6,9% maiores neste ano que no período equivalente de 2020, de acordo com o Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA), divulgado nesta segunda-feira, 29, pela Cielo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O dado, consolidado, veio acima da prévia divulgada pela companhia no sábado, que apontava alta de 6,3%. Porém apesar do crescimento em um ano, a data de promoções do varejo teve desempenho ainda menor que o registrado em 2019, com vendas 3,8% inferiores. O dado é nominal, ou seja, não tem desconto da inflação acumulada no período.

Em relação a 2020, a Black Friday teve vendas 16,4% maiores no varejo online, e 4% maiores no varejo físico. Veja os segmento com as maiores altas nas vendas:

Por outro lado, os segmentos de veterinárias e petshops (-1,4%) e materiais de construção (-8,8%) tiveram queda nas vendas.

Houve alta em todas as regiões do País. O melhor desempenho foi visto na região Sul, com crescimento de 8,4% em um ano. A menor alta foi no Centro-Oeste, com 2,9%. No Sudeste, o avanço foi de 3%, com altas de 3% no Estado de São Paulo, e de 1,6% no Rio de Janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O head de inteligência da Cielo, Pedro Lippi, destacou que o dado indica desaceleração em relação ao observado no ICVA nos últimos meses. Ele também destacou que a sexta-feira deixou de concentrar compras de Black Friday. "O período consolidado apresentou crescimento de 6,9% versus 6,3%, quando observamos apenas o comportamento da sexta-feira", disse.

O ICVA, divulgado mensalmente, coleta dados de vendas de 18 setores mapeados pela Cielo, junto a lojistas de todos os portes, que correspondem a 1,3 milhão de varejistas credenciados à adquirente. O peso de cada setor é ponderado por seu desempenho mensal.

Exit mobile version