O primeiro e mais importante investimento para quem atingir o primeiro milhão (ou ir além)
Por mais que você busque o conforto e a segurança de uma promessa de retorno garantido, digo, com convicção, que o único investimento com retorno garantido em longo prazo é aquele feito em educação

Eu não podia pedir para estrear esta coluna num dia melhor do que este.
Prestes a encerrarmos as inscrições para um dos maiores projetos educacionais da Empiricus, ainda tenho a chance de me apresentar para você e contar um pouco de como chegamos até aqui.
Não é sempre que temos oportunidades como essas, então peço licença para aproveitar a minha.
A verdade é que considero a paixão pela educação — especialmente pela educação financeira — algo vocacional.
Algo que nasce conosco e que, se tivermos sorte e alcance suficientes para transmití-la adiante, pode se perpetuar e ressoar em circunstâncias e lugares até então desconhecidos.
Com um certo quê de propósito — palavra tão batida nos dias de hoje, mas que ainda parece fazer sentido nesse caso —, ela foi o que me trouxe até a Empiricus, e consequentemente até o nosso núcleo de educação.
Leia Também
Para além do núcleo, também faço parte da equipe do Rodolfo Amstalden, um dos sócios-fundadores da Empiricus, dividindo a autoria de dois relatórios com ele e com o Richard Camargo.
Pretendo compartilhar com você neste espaço tudo o que aprendi sobre como construir um patrimônio de longo prazo, para quem quer alcançar o primeiro milhão (ou ir além).
Após essa pequena introdução, quero voltar ao tema de hoje.
Caso você esteja se questionando sobre qual deveria ter sido (ou deve ser) seu primeiro investimento, darei logo um spoiler: ele tem tudo a ver com o papo do início da nossa conversa.
E a verdade é que, por mais que você busque o conforto e a segurança de uma promessa de retorno garantido (inexistente, a bem da verdade) para investir seu suado dinheiro ao longo dos anos, te digo, com convicção, que o único investimento com retorno garantido em longo prazo é aquele feito em educação.
Que é clichê, é.
Mas você deve concordar comigo que os clichês são considerados clichês por algum motivo.
O aprendizado adquirido ao longo do tempo, somado a experiência e a sua aplicação na vida “real”, são fatores determinantes para seu sucesso como profissional e investidor — seja por meio de maiores salários e benefícios ou através de maiores retornos compostos no mercado.
E, com foco nessa segunda atividade que todos devemos ter, aproveito para te contar que ainda dá tempo de garantir sua vaga no nosso MBA em Análise de Ações e Finanças.
Em dois dias encerraremos as inscrições desse curso produzido a muitas mãos, por todos os analistas da casa, e por convidados de extrema relevância no mercado financeiro.
Sem dúvidas, esse é o caminho certo para que você, finalmente, consiga:
- Migrar para uma das carreiras com o maior potencial de todos os tempos, em termos financeiros e intelectuais;
- Gerir melhor seus próprios investimentos ou os investimentos dos seus amigos e familiares;
- Se tornar um analista de ações, de fato;
- Ou até mesmo um especialista em investimentos.
Eu, pessoalmente, participei de toda a estruturação e desenho desse curso, e posso garantir que ele está realmente especial, unindo a prática à teoria de uma forma única no mercado.
Além da estrutura convencional formada por 6 módulos focados no ferramental técnico e filosófico que sedimentará as bases para a sua formação, contamos com bônus inéditos, que vão desde 12 meses de acesso a uma plataforma para simulações de trades e prática do que você vai aprender ao longo do curso, até 11 livros especialmente escolhidos pelos nossos analistas.
E mais: a escolha de um curso preparatório para um desses certificados, essenciais para aqueles que querem entrar de vez no mercado financeiro: CNPI, CFP ou CEA.
Por fim, não custa relembrar que é, de fato, uma honra e uma experiência única aprender com profissionais incríveis como Felipe Miranda, Rodolfo Amstalden, Max Bohm, João Piccioni e grandes gestores renomados como André Ribeiro, da Brasil Capital, Christian Keleti, da Alpha Key e João Luiz Braga, da Encore.
Neste link, você encontrará mais informações dessa formação oferecida pela maior casa independente de análise de investimentos.
Me despeço por aqui.
Um abraço.
IA NA PRÁTICA
Testei o Gemini Notebook para explicar inflação para uma criança — e ele criou um vídeo
26 de agosto de 2026 - 15:47O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O gatilho para dividendos da Vale (VALE3), o alívio que vem do Oriente Médio e o que mais afeta o seu bolso hoje
26 de agosto de 2026 - 8:12O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A segurança futurista da Intelbras (INTB3), Casas Bahia (BHIA3), Braskem (BRKM5) e o que mais mexe com os mercados hoje
25 de agosto de 2026 - 8:23O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A herança desigual, as ameaças ao Irã e eleições presidenciais 2026: o que move os mercados hoje
24 de agosto de 2026 - 8:26RISCO OU OPORTUNIDADE?
Renda fixa: por que investir em Tesouro IPCA+ 8% se o CDI a 14% ao ano em tese paga mais?
23 de agosto de 2026 - 8:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A melhor ação para dividendos entre CXSE3 ou BBSE3, a exceção no varejo, e o que mais move seu bolso hoje
21 de agosto de 2026 - 8:34SEXTOU COM O RUY
A recuperação judicial da Casas Bahia (BHIA3) mostra por que prefiro ficar longe do varejo, exceto por uma única empresa
21 de agosto de 2026 - 7:33O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Um novo desafio para os empreendedores, a queda dos fundos multimercados e o que mais você precisa saber hoje
20 de agosto de 2026 - 9:13Rodolfo Amstalden: Estimada probabilidade, escrevo esta carta pensando em você
19 de agosto de 2026 - 19:51O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A novidade na renda passiva, o conflito no Oriente Médio e dados da economia brasileira: o que move os mercados hoje
19 de agosto de 2026 - 8:08O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O problema da inadimplência, as eleições presidenciais e o que mais move os mercados hoje
18 de agosto de 2026 - 8:17INSIGTHS ASSIMÉTRICOS
A economia começou a perder fôlego e a eleição vai sentir
18 de agosto de 2026 - 7:21O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A estratégia do Grupo Boticário, a recuperação judicial da Casas Bahia (BHIA3), a inovação do Open Energy e o que mais mexe com os mercados hoje
17 de agosto de 2026 - 8:33O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A Torre Eiffel dos investimentos, o humor dos mercados e o que mais afeta seu bolso hoje
14 de agosto de 2026 - 8:12SEXTOU COM O RUY
O que a queda das ações do BTG (BPAC11) diz sobre o humor do mercado — e como você pode se aproveitar disso
14 de agosto de 2026 - 7:08O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O eclipse no crédito privado, o resultado do Banco do Brasil (BBAS3) e o que mais move o mercado hoje
13 de agosto de 2026 - 8:30O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A corrida com obstáculos da Direcional (DIRR3) e Espaçolaser (ESPA3), a bolada do Tesouro IPCA+ e o que mais move o mercado hoje
12 de agosto de 2026 - 8:30O MELHOR DO SEU DINHEIRO