Um certo touro que passava em frente à B3 foi tomado pela fúria: o Ibovespa, afinal, estava tingido de vermelho — e, no sobe e desce dos panos, vai caindo de maneira provocante rumo aos 100 mil pontos.
A tensão tomou conta do ar. Nosso amigo bovino está prestes a fazer uma investida; ele conseguirá uma chifrada certeira, mandando o índice aos ares, ou receberá um golpe fatal da espada das eleições?
Prever o futuro é uma tarefa difícil: muitas variáveis podem mudar o desfecho dessa tourada, e tudo acontece num estalar de dedos. Alguns olham fixados; outros preferem virar o rosto e esperar tudo passar.
Mas é bom lembrar que o investidor não é touro e nem toureiro. Sentado na arquibancada do centro de São Paulo, ele pode tomar decisões muito menos dramáticas.
O bull market já teve dias mais dourados, mas isso não quer dizer que não há mais o que fazer. É hora de ter calma e identificar as boas oportunidades da bolsa — e elas existem, por mais que o cenário adiante seja incerto.
O nosso colunista Ruy Hungria dá dicas para quem não gosta dessa coisa de lanças e sangue derramado. Ele, afinal, já acompanhou muitas corridas de touro e sabe exatamente como aproveitar o espetáculo sem se machucar — a análise completa está nesse texto.
O que você precisa saber hoje?
ESQUENTA DOS MERCADOS
Covid-19 volta a assustar e o exterior amanhece em queda, com pressão sobre commodities e criptomoedas. O cenário doméstico deve ficar em segundo plano, com a aversão ao risco tomando conta das bolsas pelo mundo.
A PANDEMIA NÃO ACABOU
Descoberta de nova variante de covid-19 na África do Sul preocupa. Cientistas alertam para a quantidade de mutações apresentada pelo organismo e com o aumento dramático nas infecções.
A SAGA CONTINUA
Caso Buffett: CVM denuncia ex-executivos do IRB e abre espaço para punição. Acusação mais grave recai sobre ex-CFO Fernando Passos, acusado de tentativa de manipulação de preços.
É MELHOR CORRER
CCR (CCRO3) e Camil (CAML3) anunciam R$ 179 milhões em dividendos e ainda é possível entrar. Confira os valores, a data de corte para garantir os proventos e também quando o dinheiro cairá na conta dos acionistas.
É HOJE!
Sem tempo ruim: população deve participar em peso da Black Friday; veja melhores ofertas para investidores. Grande parte das pessoas vai participar das ofertas de Black Friday; mas insegurança ao comprar online ainda preocupa.
MONEY TIMES
Indústria de eletrônicos vê mercado abastecido para Black Friday. Setor já enfrentou irregularidades no fornecimento de papelão e materiais plásticos, mas hoje o grande nó está nos componentes eletrônicos.
VÍDEO
A B3 na encruzilhada: com queda de 36% no ano, é hora de comprar ou vender as ações? As ações ON da B3 (B3SA3) amargam perdas relevantes no ano, apesar do aumento no volume negociado na bolsa e no número de investidores.
Boa leitura!
Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.