O que um investidor suíço diria ao colega que opera no mercado brasileiro
Um dia na vida de Noah, um banker em Zurique, a capital financeira do mundo, até um encontro com um colega que opera mercados emergentes.

Noah é um banker em Zurique, a capital financeira do mundo, onde contas fantasmas e cofres com acrônimos de nomes de famosos guardam segredos cujo valor nenhuma planilha seria capaz de estimar.
Esse é um dia típico na vida de Noah: o despertador toca às 07h45, mas ele sempre levanta às 08h.
Ele se arruma rápido, pega o sobretudo preto, cachecol bege, dá um beijo na Mia e nas crianças, e então vai direto para o bondinho.
No caminho, ele reflete sobre como os fundos da família estão apertados. Se não performar, vai ser difícil mandar o Zack estudar em Stanford ano que vem.
E a Lucy? Organizou um mochilão com as amigas pelo sudeste asiático. Elas são minimalistas, carregam apenas a roupa do corpo (e o cartão do papai).
Enfim, 25 minutos depois, Noah está no escritório. Para variar, não tinha trânsito, ele apenas se estressou com um fato absurdo: o bondinho ainda não tinha carregador para o iPhone 12. Que merda.
Leia Também
Começa o pregão
Seguindo seu ritual, Noah vai à copa antes do terminal da Bloomberg começar a alternar incessantemente as cores verde e vermelho.
Ali ele sofre a segunda frustração do que será um dia daqueles: acabou o cappuccino caramelizado. Vai o expresso duplo mesmo, mas não sem antes protocolar uma reclamação sobre o péssimo serviço do pessoal da copa.
"Esses imigrantes, só querem vida fácil, abusar do nosso sistema de saúde e roubar os empregos dos nossos jovens."
Passado o estresse, é hora de sentar no computador.
Quer dizer, não exatamente sentar...
Noah faz acompanhamento com um coach de postura, que o instruiu a começar o dia com um setup mais dinâmico, ficando de pé em frente aos seus oito monitores.
Os futuros do franco suíço o assustam: estão caindo incríveis -0,5%.
"Isso deve dar quase uns 2 desvios padrões da média", pensa Noah.
"Caralho, preciso olhar o book de ações".
Nestlé está caindo -0,45%; Novartis -0,8% e o Credit Suisse, o banco dos bancos, caindo impressionantes -1,2%.
Noah permanece imóvel, pensativo. Ele não se lembra da última vez em que viu tanta volatilidade numa abertura.
Ao que parece, o sell-off nos ativos de risco suíços é motivado por uma revisão de estimativas.
O lucro da Nestlé para o ano que vem, na opinião dos analistas, deve cair vertiginosamente!
Um tombo de 76 bilhões de francos suíços, para 74,3 bilhões!
Noah está fora de si. Parte importante dos 5% de ações que ele carrega na sua carteira pessoal estão nas ações da Nestlé.
O almoço não cai bem
Perto da hora do almoço, alguns boatos começam a pipocar no terminal da Bloomberg.
Conversas de bastidores dizem que o Banco Central Europeu está pensando em reduzir o nível de estímulos.
Rapidamente, os juros explodem.
Os juros suíços com vencimentos em 10 anos saem do patamar de -0,2% em rendimentos ao ano e sobem para 0%!
Noah olha para o lado, todos seus companheiros estão com os olhos arregalados.
Ele tira o cachecol e reclama:
"Porra, alguém diminui esse ar, tá quanto aqui? Uns 21 graus? Que tipo de vida inteligente pode existir num ambiente com mais de 21 graus de temperatura?"
Seu pedido é atendido, mas o sell-off continua.
Ele pensa em ligar para Lucy, avisar que ela vai precisar tirar o Marrocos do roteiro. Pensa numa mentira. Ou será melhor propor que ela faça duas viagens, a outra daqui 6 meses? Até lá, certeza que tudo estará bem.
Mas a angústia dura pouco.
Apenas 30 minutos após o susto, o BCE chama uma entrevista coletiva em que todos os seus diretores estão alinhados, com gel no cabelo e discurso na ponta da língua.
"Whatever it takes!"
O dia fecha estável e Noah respira aliviado.
Bora para o Happy Hour da firma.
Países emergentes?
No bar, Noah senta ao lado do Mark, ele é responsável no banco por acompanhar o mercado brasileiro.
Eles o chamam de Markinho, pois no Brasil, todo mundo que é foda têm um "inho" no nome. Ronaldinho Gaúcho, Ronaldinho Fenômeno, Bernardinho (o treinador de vôlei que ele adora)...
Ele pergunta para o Markinho: como estão as coisas no Brasil?
Mark respira fundo:
"Cara, não sei por onde começar. Parece que o presidente que era liberal interveio na maior empresa do país e no dia seguinte disse que ia privatizar outra empresa gigante. Aí parece que soltaram o ex-presidente que tava preso por cometer os maiores crimes de corrupção da história do Brasil e agora querem prender o juiz que condenou ele por cometer esses crimes.
Ah, também parece que esse juiz poderia ser candidato na próxima eleição. Agora eu não sei, ouvi boatos que um apresentador de TV também vai ser candidato.
Esse apresentador é brother do ex-presidente que tava condenado.
O que não vi muita coisa foi sobre a vacina. Parece que o presidente atual quer repetir o sucesso da campanha do exército contra a dengue, e acabar com o COVID tirando água parada da casa das pessoas. Não tenho certeza se é isso, mas faz sentido… se não, porque colocar um general como Ministro da Saúde?
Outra coisa: a Petrobras, dia desses, caiu uns 20% num único pregão…
Mas e aí Noah, como foi seu dia?"
Noah está com os olhos arregalados. Ele dá um gole bem dado em seu chopp e responde:
"Cara, o meu dia foi perfeito."
Contato
Se você gostou dessa coluna, pode entrar em contato comigo através do e-mail telaazul@empiricus.com.br, com ideias, críticas e sugestões.
Também pode seguir acompanhando meu trabalho através do Podcast Tela Azul, em que, todas as segundas-feiras, eu e meus amigos André Franco e Vinicius Bazan, falamos sobre tecnologia e investimentos.
Aproveite para se inscrever no nosso Telegram; todos os dias, postamos comentários sobre o impacto da tecnologia no mercado financeiro (e no seu bolso).
Um abraço!
O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O gatilho para dividendos da Vale (VALE3), o alívio que vem do Oriente Médio e o que mais afeta o seu bolso hoje
26 de agosto de 2026 - 8:12O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A segurança futurista da Intelbras (INTB3), Casas Bahia (BHIA3), Braskem (BRKM5) e o que mais mexe com os mercados hoje
25 de agosto de 2026 - 8:23O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A herança desigual, as ameaças ao Irã e eleições presidenciais 2026: o que move os mercados hoje
24 de agosto de 2026 - 8:26RISCO OU OPORTUNIDADE?
Renda fixa: por que investir em Tesouro IPCA+ 8% se o CDI a 14% ao ano em tese paga mais?
23 de agosto de 2026 - 8:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A melhor ação para dividendos entre CXSE3 ou BBSE3, a exceção no varejo, e o que mais move seu bolso hoje
21 de agosto de 2026 - 8:34SEXTOU COM O RUY
A recuperação judicial da Casas Bahia (BHIA3) mostra por que prefiro ficar longe do varejo, exceto por uma única empresa
21 de agosto de 2026 - 7:33O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Um novo desafio para os empreendedores, a queda dos fundos multimercados e o que mais você precisa saber hoje
20 de agosto de 2026 - 9:13Rodolfo Amstalden: Estimada probabilidade, escrevo esta carta pensando em você
19 de agosto de 2026 - 19:51O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A novidade na renda passiva, o conflito no Oriente Médio e dados da economia brasileira: o que move os mercados hoje
19 de agosto de 2026 - 8:08O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O problema da inadimplência, as eleições presidenciais e o que mais move os mercados hoje
18 de agosto de 2026 - 8:17INSIGTHS ASSIMÉTRICOS
A economia começou a perder fôlego e a eleição vai sentir
18 de agosto de 2026 - 7:21O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A estratégia do Grupo Boticário, a recuperação judicial da Casas Bahia (BHIA3), a inovação do Open Energy e o que mais mexe com os mercados hoje
17 de agosto de 2026 - 8:33O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A Torre Eiffel dos investimentos, o humor dos mercados e o que mais afeta seu bolso hoje
14 de agosto de 2026 - 8:12SEXTOU COM O RUY
O que a queda das ações do BTG (BPAC11) diz sobre o humor do mercado — e como você pode se aproveitar disso
14 de agosto de 2026 - 7:08O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O eclipse no crédito privado, o resultado do Banco do Brasil (BBAS3) e o que mais move o mercado hoje
13 de agosto de 2026 - 8:30O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A corrida com obstáculos da Direcional (DIRR3) e Espaçolaser (ESPA3), a bolada do Tesouro IPCA+ e o que mais move o mercado hoje
12 de agosto de 2026 - 8:30O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A saúde do BTG Pactual, a recuperação do crédito estressado e o impacto das eleições e dos juros no seu bolso: acompanhe o que move o mercado
11 de agosto de 2026 - 8:36O MELHOR DO SEU DINHEIRO