Em um procedimento pouco comum no mercado, a B3, administradora da bolsa brasileira informou que cancelou as operações e ofertas com alguns papéis do Modalmais. O banco digital e plataforma de investimentos estreou no pregão da bolsa na sexta-feira após realizar uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês).
Foram cancelados os negócios com os papéis MODL3, MODL3F, MODL4 e MODL4F a partir da última sexta-feira (30). As units (MODL11), ativos com maior liquidez, não foram afetadas.
O artigo do regulamento citado pela companhia no comunicado menciona que as ofertas e negociações podem ser canceladas no caso de "risco ao funcionamento e à estabilidade dos mercados administrados pela B3 e seus processos de compensação e liquidação".
Na sexta-feira, as ações ON Modalmais (MODL3) fecharam em forte alta de 88,6%, com 1.183 negócios. Já os papéis PN (MODL4) recuaram 1,04%, após 1.361 operações. A liquidação financeira dessas transações que agora estão canceladas deveria ocorrer amanhã.
Já as units do Modalmais (MODL11), que seguem em negociação normalmente e que não foram afetadas pela medida, caíram 7,29% na estreia, e por volta das 16h15 desta segunda-feira operavam em queda de 1,35%, cotadas a R$ 18,30.
Procurada, a B3 ainda não prestou maiores esclarecimentos sobre o caso. A única nota oficial segue sendo a divulgada mais cedo pela Agência Bovespa.
Analistas e operadores procurados pelo Seu Dinheiro também parecem estar no escuro sobre as razões que levaram a administradora a tomar essa decisão.
Um deles comentou que o mais provável é que a origem do problema seja um erro técnico da B3, que não poderia liberar as negociações com as ações ordinárias e preferenciais antes da homologação do aumento de capital do Modalmais pelo Banco Central.
Outra fonte afirmou que a anormalidade de mercado se originou de uma ação de 'má fé' de alguns investidores que desmembraram as units e as negociaram separadamente - como uma ação ON e dois recibos de PN - Segundo o operador, a B3 só percebeu a irregularidade nesta segunda-feira, mas não sabe como a operação ocorreu e investiga o caso.
Confira a única declaração oficial divulgada pela B3 na Agência Bovespa:
"Em complemento as Notificações ao Cliente 260/2021-SSN, 261/2021-SSN e 262/2021-SSN, informamos que os negócios de MODL3, MODL3F, MODL4 e MODL4F, referentes a sessão de negociação de sexta-feira (30/04/2021) e hoje (03/05/2021), serão cancelados, conforme previsto no inciso II, Art. 75, Seção IV, do Regulamento de Negociação da B3.
As ofertas também serão canceladas.
Esclarecimentos adicionais poderão ser obtidos com a Superintendência de Suporte a Negociação, pelo telefone (11) 2565-5022 ou pelo e-mail negociacao@b3.com.br."