Site icon Seu Dinheiro

XP revisa projeção do Ibovespa no fim do ano de 135 mil para 145 mil pontos

Foguete voando na frente da bolsa; Ibovespa em alta

Montagem com foguete decolando na frente da sede da B3.

Em relatório publicado neste fim de semana, a XP Investimentos revisou sua projeção para o Ibovespa no fim deste ano de 135 mil para 145 mil pontos

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As duas principais razões para o aumento do preço-alvo, diz a corretora, são o forte aumento nas expectativas de lucros das empresas do índice e uma leve acomodação das taxas de juros reais de longo prazo no Brasil.

Segundo o relatório, apesar das preocupações com o cenário macroeconômico, a perspectiva dos analistas da XP para a bolsa brasileira continua positiva diante das projeções de forte crescimento dos lucros das companhias em 2021.

"Olhando para diversas métricas, a bolsa está barata. O Ibovespa negocia com um múltiplo Preço/Lucro abaixo de sua média histórica, e com um desconto maior do que no passado, quando comparamos com os EUA e mercados emergentes", diz o texto.

A visão dos analistas é reforçada pela recuperação da economia doméstica e pelo cenário externo favorável, com a manutenção dos estímulos beneficiando as empresas exportadoras e atreladas a commodities.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Com a alta da inflação, muitos nos questionam se a bolsa é um bom investimento. Ações são ativos reais, ou seja, eles protegem da deterioração do poder de compra ao longo do tempo. Desde a criação do índice Ibovespa, ele ofereceu um retorno anualizado de 6,3% acima da inflação", diz a XP, que acrescenta que, ajustado pela inflação, o Ibovespa está abaixo do pico alcançado em 2008. "O índice precisa subir 56% para alcançar a máxima histórica novamente."

Exit mobile version