Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
de olho nos impostos

IFIX, índice de fundos imobiliários, cai mais de 3% com proposta de tributação de Guedes

Texto diz, entre outras coisas, que os rendimentos distribuídos pelos FII, hoje isentos de IR, passarão a ser tributados em 15%

fundo imobiliário
Imagem: Shutterstock

O Índice de Fundos de Investimento Imobiliários (IFIX) caiu mais de 3% nesta sexta-feira (25), após o governo entregar ao Congresso uma proposta de reforma nas regras do imposto de renda — a segunda etapa da reforma tributária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por volta das 16h, o índice operava em baixa de 2,11%, enquanto o Ibovespa recuava 2,15%, aos 126.734 pontos, também influenciado pela proposta do governo. Acompanhe a cobertura de mercados do Seu Dinheiro nesta sexta.

O IFIX é o indicador do desempenho médio das cotações dos fundos imobiliários que têm cotas negociadas nos mercados de bolsa e balcão organizado da B3. Ele representa uma carteira teórica dos fundos mais negociados e de maior liquidez.

O indicador é afetado pela proposta apresentada pelo ministro Paulo Guedes e sua equipe por que o texto diz, entre outras coisas, que os fundos imobiliários passarão a ter sua distribuição de rendimentos tributada em 15%. Os ganhos com a venda de cotas na bolsa também passarão a ser tributados em 15%.

Hoje, a distribuição de rendimentos e amortizações é isenta e a venda de cotas é tributada em 20%. Veja nesta matéria os principais pontos da proposta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A novidade impacta o índice que já não apresenta um desempenho espetacular no último ano, apesar das perspectivas de retomada do setor imobiliário.

Leia Também

VAI PINGAR NA CONTA?

TRX Real Estate (TRXF11) coloca no radar dividendo extraordinário de até R$ 1,80 por cota

DE OLHO NO VP

ALZR11 ficou barato demais? FII anuncia o primeiro programa de recompra de cotas

Em 12 meses, o IFIX tem alta de apenas 4,54%, enquanto o Ibovespa, principal índice de ações brasileiro, acumula ganhos de cerca de 33%.

  • Você também pode ter acesso a esse e outros conteúdos exclusivos na nossa página do Instagram:
https://www.instagram.com/p/CQjYAl7sF4f/
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Imagem criada por IA traz a bandeira do Brasil de fundo e um gráfico de ações em alta 2 de junho de 2026 - 14:27
Montagem do touro dourado encarando urso dourado na frente da B3 | Ibovespa 1 de junho de 2026 - 18:08
1 de junho de 2026 - 10:54
28 de maio de 2026 - 6:30
27 de maio de 2026 - 13:50
Shopping Pátio Maceió 27 de maio de 2026 - 11:28
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar