🔴 [NO AR] ESPECIALIZAÇÃO EM IA: PRIMEIRA AULA GRATUITA LIBERADA – ASSISTA AGORA

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

Gigante em apuros

UE acusa Amazon de práticas anticompetitivas e abre nova investigação antitruste

Órgão diz que a empresa usa dados sigilosos de varejistas que vendem produtos em sua plataforma para benefício próprio

Amazon
A gigante de comércio eletrônico Amazon - Imagem: Shutterstock

A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia, anunciou nesta terça-feira, 10, acusação formal contra Amazon após concluir que a gigante do comércio online conduz práticas para prejudicar a concorrência. Em comunicado, o órgão diz que a empresa usa dados sigilosos de varejistas que vendem produtos em sua plataforma para benefício próprio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A comissão também abriu uma segunda investigação antitruste para averiguar suspeitas de tratamento preferencial de serviços da companhia. O objetivo é verificar os critérios usados pela Amazon para incluir um produto no chamado "Buy Box", seção que oferece destaque a uma gama de ofertas. "Devemos garantir que plataformas de dupla função com poder de mercado, como a Amazon, não distorçam a concorrência", disse a vice-presidente executiva da Comissão, Margrethe Vestager, responsável pela política antitruste.

De acordo com a UE, a Amazon funciona, ao mesmo tempo, como marketplace para vendedores independentes e como varejista. Na função de provedor, a empresa americana teria acesso a dados como receita e o número de clientes de concorrentes.

"A opinião preliminar da Comissão, descrita em sua comunicação de objeções, é que o uso de dados não públicos de vendedores do mercado permite que a Amazon evite os riscos normais de concorrência no varejo e alavanque seu domínio no mercado de prestação de marketplace na França e Alemanha", pontua o comunicado.

Pelas regras europeias, a Amazon pode ficar sujeita a multa equivalente até 10% de sua receita global. Em nota, a gigante do Vale do Silício rejeitou as acusações. "Discordamos da assertivas preliminares da Comissão Europeia e continuaremos a fazer todos os esforços para garantir o entendimento correto dos fatos", ressaltou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em um fundo com moedas de 1 real, o logo da Viveo aparece em primeiro plano 24 de agosto de 2026 - 20:00
Braskem 24 de agosto de 2026 - 8:49
Escritório da Cosan (CSAN3). 21 de agosto de 2026 - 16:12
Celular com logo Nubank 21 de agosto de 2026 - 13:31
SÓ USO EDITORIAL shein ipo varejista asiática china chinesa blusinhas londres 21 de agosto de 2026 - 12:40
Logo da Petrobras e, ao fundo, ilustração de barris de petróleo e gráfico de ações 21 de agosto de 2026 - 11:15
Aeris (AERI3), fabricante de pás eólicas 21 de agosto de 2026 - 10:41
Montagem com fundo de gráfico de ações em vermelho e o logo de Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander em primeiro plano 20 de agosto de 2026 - 19:35
Bandeira dos EUA ao fundo, gráfico de ações em queda e o símbolo da Gerdau em primeiro plano 20 de agosto de 2026 - 13:30
branded content 20 de agosto de 2026 - 12:00
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar