Os dois astronautas da Nasa que realizaram a primeira missão especial tripulada da SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, retornam neste domingo (2) à Terra.
A capsula Crew Dragon tinha pouso no mar previsto para às 15h41 (pelo horário de Brasília), no Golfo do México, após os astronautas Douglas Hurley e Robert Behnken - ambos norte-americanos - passarem dois meses na Estação Espacial Internacional (ISS).
Por volta das 15h45, pelo horário de Brasília, a nave da SpaceX pousou no mar. A trajetória de volta incluiu uma tensa entrada pela atmosfera do planeta Terra - fase que o bilionário Elon Musk disse que o preocupava mais.
A missão da Nasa protagonizada pelos astronautas a bordo do veículo da SpaceX teve transmissão ao vivo. Veja o vídeo abaixo:
A volta bem sucedida dos astronautas deve abrir espaço para futuras viagens da SpaceX, inclusive turísticas.
A Nasa é colaboradora e financiadora da missão, mas a operação do voo e a propriedade do veículo lançador Falcon 9 e da cápsula Crew Dragon é da SpaceX.
Anteriormente, a empresa colocou alguns foguetes em órbita, mas nunca havia lançado um ser humano ao espaço.
O bilionário Elon Musk fundou a companhia em 2002 e disse, em algumas ocasiões, que deseja tornar a humanidade uma espécie multi-planetária.
A SpaceX planeja uma viagem tripulada à Lua em 2023 — e o bilionário japonês Yusaku Maezawa deve ser o primeiro passageiro.