A Santos Brasil (STBP3) anunciou nesta terça-feira (15) que fará uma nova oferta primária de ações, aprovada ontem (14) pelo conselho de administração da companhia.
A operação será composta pela distribuição primária de 192,68 milhões de ações ordinárias, com esforços restritos. O total de ações da oferta ainda pode ser acrescida em até 35% (67,438 milhões de ações).
Com base na cotação do papel na última segunda-feira, quando a companhia terminou o dia cotada a R$ 5,90, a oferta - com a execução do lote adicional - pode movimentar até R$ 1,3 bilhão.
Segundo o cronograma divulgado pela companhia, o encerramento do procedimento de bookbuilding e a fixação do preço por ação deve acontecer no dia 24 de setembro, com início das negociações no Novo Mercado da B3 em 29 de setembro.
Com o valor captado, a companhia pretende participar de novos arrendamentos de ativos portuários, verticalizar e integrar a cadeia logística portuária a partir da plataforma da Santos Brasil Logística (SBLog), ampliar e consolidar a participação na movimentação brasileira de contêineres e fins corporativos diversos.
A oferta será de caráter restrito, permitindo somente a participação de investidores profissionais, e terá a coordenação do Banco BTG Pactual, Morgan Stanley, XP Investimentos e do Goldman Sachs do Brasil, com esforços de colocação no exterior pelo BTG Pactual US Capital LLC, pelo Morgan Stanley & Co., LLC, pela XP Investments US, LLC e pelo Goldman Sachs & Co..