Site icon Seu Dinheiro

Prefeitura de Brumadinho suspende alvará de funcionamento da Vale por 7 dias

Sobrevoo da área atingida pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho

Sobrevoo da área atingida pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho

A prefeitura do município de Brumadinho suspendeu o alvará de funcionamento e localização da mineradora Vale por 7 dias. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial da cidade publicada na sexta-feira (18).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A interrupção das operações também é estendida às empresas terceirizadas da Vale pelo mesmo período, "até que sejam esclarecidos os fatos do acidente ocorrido em 18 de dezembro de 2020 e garantidas as condições de segurança para os trabalhadores que atuam no local".

Ontem, um deslizamento de terra perto da barragem de Brumadinho — que se rompeu em janeiro de 2019 — soterrou uma retroescavadeira operada por um funcionário de uma empresa contratada da Vale, a Vale Verde.

O acidente ocorreu em uma área de descarte de material, onde não há operações de busca por desaparecidos da tragédia que aconteceu há quase dois anos e matou 270 pessoas.

O decreto da prefeitura da cidade, de número 210, cita a necessidade de "garantir a segurança dos trabalhadores que atuam na área de recuperação ambiental que foi atingida pelos rejeitos da barragem", em referência ao desastre de quase dois anos atrás.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por meio de nota da assessoria de imprensa, a mineradora disse ontem que "lamenta profundamente" a morte do empregado da empresa contratada na mina Córrego do Feijão e que se solidariza com seus familiares e colegas de trabalho.

"O trabalhador estava em uma escavadeira e realizava atividades de manutenção quando foi atingido por um deslizamento de terra de talude da cava paralisada", disse a empresa.

"A Vale, juntamente com a empresa contratada, dará apoio aos familiares do empregado. As empresas estão apoiando as autoridades no atendimento ao caso e na apuração das causas do acidente. As atividades de manutenção no local serão suspensas para novos estudos e avaliações das condições de segurança".

Exit mobile version