Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
CONSEQUÊNCIA DA CRISE

Marcopolo vai fechar fábrica no Rio e transferir produção a outras unidades

Demais unidades absorverão a produção conforme os mercados se regularizarem no pós-pandemia

Ônibus com carroceria Marcopolo (POMO4)
Ônibus com carroceria Marcopolo (POMO4). - Imagem: Shutterstock

A fabricante de ônibus Marcopolo anunciou nesta sexta-feira (2) que vai encerrar as atividades de sua fábrica localizada em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, a partir do dia 30 deste mês.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A decisão é parte do processo de "otimização de plantas". As demais unidades absorverão a produção conforme os mercados se regularizarem no pós-pandemia. A empresa afirma que a decisão deve trazer maior racionalidade a seus custos de produção.

"A concentração das operações brasileiras em um número menor de fábricas vem contribuindo para a redução de custos e incremento da eficiência", explica a companhia em fato relevante divulgado hoje.

A unidade da Marcopolo em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, produz os modelos Torino, Viale BRT e Viale BRS, todos destinados à mobilidade urbana. Outras plantas da companhia, no entanto, também produzem os mesmos modelos.

A fábrica existe desde 1955, mas passou a fazer parte do parque da fabricante em 1999. Em 2001, a Marcopolo adquiriu 100% de seu capital, e tornou-se sua única proprietária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No segundo trimestre, com o impacto da pandemia da covid-19 sobre o mercado, a Marcopolo viu o lucro líquido cair 98,6% em comparação com o mesmo período do ano passado, para R$ 1,3 milhões. A receita teve contração de 30%, e a produção total, de 45,7%.

Leia Também

QUASE RENDA FIXA

Ninguém sabe a trajetória dos juros, mas o BofA indica as ações mais defensivas para atravessar essa turbulência; veja quais são

HORA DE COMPRAR

Um ‘plus’ para investir: o que colocou a Cury (CURY3) entre as favoritas do BTG Pactual para buscar lucros com ESG?

Com o fechamento da unidade fluminense, a fabricante de ônibus passa a contar com três fábricas no País, sendo duas delas em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, cidade onde está a sede da empresa, e uma em São Mateus, no Espírito Santo. No exterior, a empresa tem 11 fábricas.

* Com informações da Estadão Conteúdo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bandeira do Brasil e gráfico de ações para representar o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira 14 de julho de 2026 - 15:30
fundos imobiliários fiis 14 de julho de 2026 - 10:00
guerra oriente médio investimento 13 de julho de 2026 - 13:30
Gráfico de ações em alta com a palavra ibovespa no centro 12 de julho de 2026 - 14:01
Imagem com a bandeira do Brasil ao fundo e um gráfico vermelho com números e uma seta apontando para baixo representando a queda do ibovespa 10 de julho de 2026 - 11:56
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar