"O negócio do Guilherme vai crescer enormemente." Foi assim que Jorge Paulo Lemann, lendário empresário com controle da AB Inbev e Burger King e fortuna estimada de R$ 91,4 bilhões, se referiu à XP Investimentos e ao seu fundador e presidente, Guilherme Benchimol.
A fala foi dada em painel da corretora desta quinta-feira (1), durante o evento Alternative Week, em que também estava presente o fundador da Stone, André Street.
Lemann reconhece um espaço para grande crescimento da XP, que abriu capital na Nasdaq no ano passado.
"A XP está só começando", diz Lemann. "Tem uma pequena porcentagem do mercado brasileiro no momento, o negócio dele vai crescer muito."
Com uma empresa "muito maior", a operação eficiente é algo importante, mas, segundo Lemann, a partir desse ponto Benchimol terá que adotar um papel muito menos operacional.
"No futuro, ele vai ter que ser muito mais um estrategista do que propriamente um operador", diz o lendário empresário. "Vai ter que arrumar gente muito boa para tocar o operacional do dia a dia e gastar muito mais tempo para saber para que direção a empresa está indo."
Lemann disse também que vê a XP se digitalizando cada vez mais e que a corretora terá de enfrentar uma concorrência crescente no setor de plataformas de investimentos.
Sobre a Stone, de Street, Lemann afirmou que a fintech de meios de pagamento também tem muito a crescer, também tecendo elogios a um de seus fundadores.
"O André provou que agarra oportunidades que passam por perto, e está sempre conseguindo novas oportunidades", afirmou. "Sou muito feliz de ser sócio dele."
"Queria que houvesse muito mais Guilhermes e Andrés no Brasil", completou Lemann.
Os fundadores de XP e da Stone agradeceram retribuíram os elogios.
"Você colocou a barra lá em cima", afirmou Street, observando que Lemann tem "generosidade" e também compartilha a sua experiência com empresários mais jovens.
"Tenho na vida três referências: o meu pai, você e o [Ayrton] Senna", disse Benchimol em referência a Lemann. "Você é o maior empreendedor que o Brasil já teve."