Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
separação em curso

Conselho de administração do Itaú aprova criação da Newco, dona de parte da XP

Cisão ainda precisa ser aprovada pelos acionistas, e caso isso aconteça, eles vão passar a deter participação também na Newco

itau xp jedi ITUB4
Imagem: Montagem Andrei Morais

O conselho de administração do Itaú Unibanco aprovou nesta quinta-feira, 26, a segregação de seu investimento na XP em uma nova empresa, a Newco, que vai ficar com a participação de 41,05% do banco no capital da XP.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A cisão ainda precisa ser aprovada pelos acionistas, e caso isso aconteça, eles vão passar a deter participação também na Newco. O banco tem outros 5% de participação na XP, e essas ações poderão ser vendidas dependendo das condições do mercado.

Apesar do investimento na XP, o Itaú tem um histórico de desentendimento com a corretora. Em junho, o banco lançou uma campanha publicitária na qual atacou o modelo de remuneração dos assessores de investimento adotado pelas corretoras.

A XP não é mencionada diretamente, mas acusou o golpe e respondeu duramente às críticas.

Além da competição com a XP, o presidente do Itaú Unibanco, Candido Bracher, chegou a dizer que a decisão está relacionada à impossibilidade de compra do controle da corretora - ideia que já foi barrada pelo Banco Central lá atrás, em 2017.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Prevíamos que iríamos adquirir o controle e influenciar na gestão na XP", disse o executivo. Em vez disso, a XP virou "apenas" um investimento financeiro - e dos bons. O investimento do banco na XP já vale dez vezes mais: cerca de R$ 130 bilhões.

Leia Também

DE VOLTA AO RADAR

O setor de saúde pode estar virando o jogo na bolsa — e a XP já elegeu as duas ações favoritas para aproveitar o desconto

GESTÃO DE PASSIVOS

Cosan (CSAN3) acelera redução da dívida e conclui pré-pagamentos de R$ 2,8 bilhões

*Com Estadão Conteúdo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nova sede do QuintoAndar, no bairro da Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo — Foto: Divulgação 19 de junho de 2026 - 14:03
CSN Cimentos IPO CSNA3 CMIN3 recompra de ações 19 de junho de 2026 - 13:04
Magda Chambriard em primeiro plano com painel branco atrás, com os dizeres Petrobras 18 de junho de 2026 - 16:35
grafíco de ações ao fundo e as logos do itaú e do banco do brasil ao centro representando as ações dos bancos na bolsa 17 de junho de 2026 - 19:05
17 de junho de 2026 - 13:31
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar