Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
separação em curso

Conselho de administração do Itaú aprova criação da Newco, dona de parte da XP

Cisão ainda precisa ser aprovada pelos acionistas, e caso isso aconteça, eles vão passar a deter participação também na Newco

itau xp jedi ITUB4
Imagem: Montagem Andrei Morais

O conselho de administração do Itaú Unibanco aprovou nesta quinta-feira, 26, a segregação de seu investimento na XP em uma nova empresa, a Newco, que vai ficar com a participação de 41,05% do banco no capital da XP.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A cisão ainda precisa ser aprovada pelos acionistas, e caso isso aconteça, eles vão passar a deter participação também na Newco. O banco tem outros 5% de participação na XP, e essas ações poderão ser vendidas dependendo das condições do mercado.

Apesar do investimento na XP, o Itaú tem um histórico de desentendimento com a corretora. Em junho, o banco lançou uma campanha publicitária na qual atacou o modelo de remuneração dos assessores de investimento adotado pelas corretoras.

A XP não é mencionada diretamente, mas acusou o golpe e respondeu duramente às críticas.

Além da competição com a XP, o presidente do Itaú Unibanco, Candido Bracher, chegou a dizer que a decisão está relacionada à impossibilidade de compra do controle da corretora - ideia que já foi barrada pelo Banco Central lá atrás, em 2017.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Prevíamos que iríamos adquirir o controle e influenciar na gestão na XP", disse o executivo. Em vez disso, a XP virou "apenas" um investimento financeiro - e dos bons. O investimento do banco na XP já vale dez vezes mais: cerca de R$ 130 bilhões.

Leia Também

DEIXAR O PASSADO PARA TRÁS

Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) quer desarmar de vez sua ‘bomba relógio’, e CEO detalha como fazer isso

REAÇÃO DO MERCADO

Trimestre do Nubank “não foi tão ruim quanto parece”. Por que as ações afundam em Wall Street hoje?

*Com Estadão Conteúdo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
14 de maio de 2026 - 12:11
Lançamento da Azzas 2154 na B3 13 de maio de 2026 - 15:50
petrobras petr4 dividendos ações 13 de maio de 2026 - 15:01
Alexandre Birman (à esquerda) e Roberto Jatahy, principais acionistas e gestores da Azzas 2154 12 de maio de 2026 - 16:00
Magda Chambriard em primeiro plano com painel branco atrás, com os dizeres Petrobras 12 de maio de 2026 - 15:39
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia