Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
retomada econômica

Investidores que não incorporarem estratégias ESG vão sair do mapa, diz BNDES

Presidente do banco disse que empresas com boa governança e foco na avaliação de impacto socioambiental têm apresentado desempenho acima da média

(Brasília - DF, 20/02/2020) Presidente BNDES, Gustavo Montezano. Foto: Marcos Corrêa/PR -

A retomada econômica virá da sustentabilidade e investir em questões ESG (ambientais, sociais e de governança) pode ser uma espécie de seguro contra riscos de cauda, isto é, situações imprevisíveis como a pandemia da covid-19.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A análise foi feita pelo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento e Social (BNDES), Gustavo Montezano, na abertura do evento A Retomada da Economia e o Papel do Mercado de Capitais.

Montezano destacou que empresas com boa governança e foco na avaliação de impacto socioambiental têm "outperformado" (apresentado desempenho acima da média).

Falando como gestor e investidor, afirmou que ativos e empresas que incluírem em sua matriz de decisão tais aspectos, até pouco tempo negligenciados, podem abrir mão de parte do lucro financeiro num primeiro momento, mas vão ganhar perenidade ao investir em "seguros" contra eventos de baixa previsibilidade, mas alto impacto.

Na outra ponta, investidores que apostarem em companhias responsáveis têm chances de obterem maior retorno. "Investidores que não incorporarem estratégias ESG provavelmente vão sair do mapa", profetizou Montezano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para o executivo, a tendência é que cada vez mais investimentos hoje separados na caixinha ESG e investimentos tradicionais se tornem uma coisa só.

Leia Também

MAIS UMA VENDA

Simpar (SIMH3) embolsa R$ 1,8 bilhão com venda de porto e dá mais um passo na jornada de redução de dívida

MAUS BOCADOS

Citi perde a paciência com a Ânima (ANIM3) e corta recomendação após compra caríssima da FMU

Ele frisou ainda que depois de vender produtos e experiências, as empresas agora vendem um propósito. "O Estado e o governo têm papel fundamental, mas toda a sociedade, o mercado de capitais e o ecossistema devem atuar como agentes de transformação socioambiental. O mais importante é que todos, e especialmente as elites brasileiras, entendam e enxerguem essa possibilidade", disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Logo da Petrobras e, ao fundo, ilustração de barris de petróleo e gráfico de ações 22 de julho de 2026 - 16:08
Fachada de loja da Tim (TIMS3) 22 de julho de 2026 - 13:32
Indicador do mercado de ações com agenda ao fundo. ID da foto: 641926932 22 de julho de 2026 - 10:00
20 de julho de 2026 - 20:00
Fachada de escritório do Nubank 20 de julho de 2026 - 19:18

XADREZ REGULATÓRIO

O que está por trás da compra do Banco Porto Real pelo Nubank

20 de julho de 2026 - 19:18
Fachada da Raízen roxa e branca 17 de julho de 2026 - 19:50
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar