A corrida espacial já foi mais disputada. Pense bem: qual foi a última vez que o lançamento de um foguete e uma missão espacial esteve nas manchetes? Pois a SpaceX e o bilionário Elon Musk — também dono da Tesla — querem colocar a Nasa de volta aos holofotes — e já nesta semana.
Se tudo der certo, o foguete Falcon 9 decolará da base da Nasa na Flórida na próxima quarta-feira (27), às 17h33 (horário de Brasília). Em sua ponta, estará o módulo Dragon de transporte espacial de passageiros, construído pela SpaceX. E, dentro dele, estarão dois astronautas da Nasa, com destino à Estação Espacial Internacional.
Será um dos momentos pivotais para a companhia de Musk, que já fez diversos lançamentos e testes com foguetes no passado, mas nunca esteve envolvida numa viagem espacial tripulada. A missão também marca a volta dos EUA ao espaço: o país não faz uma operação do tipo desde 2011.
A missão, batizada de Demo-2, ainda não tem um prazo definido — os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley vão pilotar ao módulo Dragon até a Estação Espacial, num deslocamento que deve durar cerca de 24 horas.
"Uma vez em órbita, a tripulação e o controle em terra vão verificar se a espaçonave está tendo o desempenho desejado, testando o controle de ambiente, os comandos de pilotagem e o motores de manobra", diz a Nasa.
Por mais que o prazo da operação ainda não esteja fechado, há uma duração máxima estabelecida: 110 dias, tempo que o módulo Dragon pode permanecer em órbita. Ao deixar a Estação Espacial, a nave irá reentrar na atmosfera terrestre, mergulhando na costa atlântica da Florida.
"A missão Demo-2 será o último passo antes de o programa comercial da Nasa certificar o módulo Dragon para missões operacionais e de longa duração", diz a agência do governo americano. Caso as condições climáticas não permitam a decolagem no dia 27, uma nova tentativa será feita no sábado (30).
E Elon Musk, o que tem a dizer? Em sua conta no Twitter, o bilionário postou apenas um trecho de Bohemian Rhapsody, clássico do Queen — e que parece apropriado para a tarefa da SpaceX: