O problemático jato 737 MAX da Boeing pode voltar aos céus a partir desta segunda-feira. As autoridades do setor e representantes da companhia devem iniciar uma campanha de teste de certificação de três dias para o avião nesta semana, de acordo com informações da agência Reuters.
O teste é crucial para a Boeing, que vive a mais grave crise de sua história depois dos acidentes envolvendo o 737 MAX na Etiópia e na Indonésia , que deixaram 346 mortos .
A situação financeira da companhia ficou ainda mais delicada com a pandemia do coronavírus, que reduziu drasticamente as viagens aéreas e a demanda por aviões.
Os testes têm como objetivo garantir que as novas proteções adicionadas pela Boeing sejam robustas o suficiente para impedir o cenário que os pilotos encontraram antes da queda das aeronaves, de acordo com a Reuters.
Para isso, os pilotos acionarão intencionalmente durante os testes o software reprogramado de prevenção de estol, conhecido como MCAS, que falharam em ambos os acidentes, ainda segundo a agência de notícias.