Hoje é o dia das ações de empresas produtores de commodities na B3, em particular as de petróleo. A forte alta de mais de 6% dos papéis da Petrobras (PETR3 e PETR4) ajudou a sustentar o Ibovespa com ganhos acima de 1% no pregão de hoje.
Fora do principal índice da B3, mas bem perto de entrar, o destaque é PetroRio (PRIO3), com alta de 13,35% no fechamento.
Ambas as empresas se beneficiam das cotações internacionais do petróleo, em meio a um movimento de valorização generalizada das commodities.
O barril do WTI para setembro fechou em alta de 1,20%, acima dos US$ 42. A rápida recuperação do petróleo surpreende se recordarmos que a cotação chegou a fechar no inédito patamar negativo em abril. Já o petróleo Brent, referência para os preços da Petrobras, fechou em leve alta de 0,07%, aos US$ 45,22.
O colapso do petróleo no auge do pânico do coronavírus derrubou junto tanto as ações da Petrobras como as da PetroRio. Mesmo com a forte alta de hoje, os papéis da estatal ainda acumulam perda de mais de 20% em 2020.
Já as da PetroRio se recuperaram mais rapidamente e já registram valorização de mais de 30% no ano. A empresa possui três campos operacionais: Polvo, Frade e Manati. Em janeiro de 2020, a empresa anunciou a aquisição do Campo Tubarão Martelo (TBMT), adjacente a Polvo.