Site icon Seu Dinheiro

Acionistas da Klabin aprovam acordo para encerrar pagamentos para uso da marca

Os acionistas da Klabin (KLBN11) aprovaram na quinta-feira (26) a incorporação da Sogemar, fazendo com que a companhia passe a ser proprietária da marca “Klabin”, acabando com o pagamento de royalties pelo uso do nome que batiza a empresa e seus produtos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A decisão encerra uma disputa que chegou a envolver a BNDESPar. O braço de participações do BNDES em empresas e a Sogemar, organização que agrega os membros da família Klabin, acertaram em outubro as bases de um acordo para terminar com os repasses.

Ficou decidido que a Sogemar será incorporada pela Klabin, em troca de 69.369.696 ações ordinárias, papéis que dão direito a voto. A quantidade representa 3,4% do total de ações ordinárias da empresa.

Até então, a Klabin tinha o direito de explorar marcas de titularidade da Sogemar, inclusive, o próprio nome Klabin. Mas para isso precisava pagar royalties, calculados com base no faturamento líquido de papel cartão e caixas de papelão ondulado.

O Credit Suisse calcula que a empresa vai deixar de repassar entre R$ 80 milhões e R$ 110 milhões em recursos, antes da cobrança de impostos, por ano entre 2020 e 2022. O banco destaca que a Klabin paga o equivalente a 1% e 2% do faturamento com cartões e papelão ondulado para a Sogemar.

Exit mobile version