Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
RECUPERANDO

Volume de serviços sobe pelo terceiro mês seguido em agosto

Alta de 2,9% em relação a julho fica acima da mediana das expectativas dos analistas de mercado

Imagem: Shutterstock

O setor de serviços apresentou crescimento pelo terceiro mês consecutivo em agosto, após quatro quedas seguidas entre fevereiro e maio, segundo divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (14).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O volume de serviços avançou 2,9% frente a julho, na série com ajuste sazonal. O resultado veio acima da mediana das expectativas de analistas do mercado financeiro ouvidos pelo Projeções Broadcast, do Grupo Estado, que apontava para uma alta de 2,50%. A faixa de projeções variava de 1,20% a 5,40%.

Na comparação com o mesmo período de 2019, o volume de serviços em agosto recuou 10%, a sexta taxa negativa seguida nessa comparação. Ele também veio melhor que a mediana de projeções, que apontava retração de 10,45%.

Em 12 meses, o volume de serviços recuou 5,3%, mantendo a trajetória descendente iniciada em janeiro de 2020 e chegando ao resultado negativo mais intenso da série deste indicador, iniciada em dezembro de 2012. Em 2020, a queda é de 9%.

Setores

A alta do volume de serviços de julho para agosto foi puxada por quatro das cinco atividades investigadas, com destaque para serviços prestados às famílias (33,3%) e transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (3,9%). 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o IBGE, o segmento de serviços às famílias registrou a taxa positiva mais intensa da série histórica da pesquisa, iniciada em janeiro de 2011.

Leia Também

SOBE E DESCE

Ibovespa fecha a semana no azul mesmo com apenas um dia de alta; veja o que movimentou a bolsa nos últimos pregões

PREÇO X VALOR

Descubra por que pagar mais pode ser o melhor investimento segundo Warren Buffett

O único resultado negativo desse mês foi o dos serviços de informação e comunicação (-1,4%), após avançar 6,3% entre junho e julho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
restituição imposto de renda 2025 24 de julho de 2026 - 8:35
homens reunidos em uma mesa em segundo plano, com um caderno escrito Comitê de Política Monetária (Copom) em primeiro plano. 24 de julho de 2026 - 7:03
Montagem que traz Lula e a bandeira do Brasil do lado esquerdo. Do lado direito, um homem careca e de óculos. Ao centro, a frase: A vitória de Lula será a maior oportunidade de compra 23 de julho de 2026 - 19:55

TOUROS E URSOS #280

Por que a inflação não dará trégua e como preparar o seu bolso

23 de julho de 2026 - 19:55
Contêineres de exportação 23 de julho de 2026 - 18:49
Lotofácil da Independência 2025 20 de julho de 2026 - 7:07
micron mutc34 ia tecnologia 18 de julho de 2026 - 10:00
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar