Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Efeitos da pandemia

Vendas do varejo caem 11,7% em março com coronavírus, diz Cielo

Em termos nominais, as vendas no varejo brasileiro recuaram 9,7% no mês em relação a igual mês de 2019, mostra índice

Imagem: Shutterstock

Com a propagação do novo coronavírus, a receita de vendas observadas pelos varejistas em março apresentou queda de 11,7%, se descontada a inflação, em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em termos nominais, as vendas no varejo brasileiro recuaram 9,7% no mês, na mesma base de comparação, mostram os dados. Foi o resultado mais negativo apurado pelo índice desde sua criação, em janeiro de 2014, disse a Cielo.

As vendas de março ainda foram beneficiadas pelo calendário, diz a Cielo, citando que o Carnaval de 2019 foi celebrado em março, o que reduziu a base de comparação. Com o ajuste do calendário, a queda foi ainda maior: 12,5% pelo ICVA deflacionado e 10,5% em termos nominais.

Os segmentos de turismo e vestuário foram os mais prejudicados, de acordo os dados do índice. Enquanto isso, artigos de primeira necessidade, como supermercados e farmácias, apresentaram crescimento de vendas.

“A queda foi resultado tanto da diminuição da demanda, já que os consumidores saíram menos às ruas, quanto da oferta, uma vez que muitos lojistas fecharam as portas", disse o diretor de Inteligência da Cielo, Gabriel Mariotto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No trimestre, as vendas no varejo, descontada a inflação, caíram 2,3%. Na composição do resultado, o bloco de bens não duráveis registrou leve alta, enquanto o de serviços e bens duráveis, queda.

Leia Também

CAMIL EM QUEDA LIVRE

Por que a Camil (CAML3) caiu mais de 18% na bolsa mesmo com um trimestre forte?

SEM POSTO RUIM

Motoristas agora podem conferir qualidade de postos de combustível com novo app da ANP

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fundo Garantidor de Crédito (FGC). 15 de julho de 2026 - 11:39
PISPasep Carteira de trabalho brasileira. Trabalho registrado CLT e dinheiro do Brasil. Salário mínimo Dinheiro real brasileiro. 15 de julho de 2026 - 6:06
copasa CSMG3 14 de julho de 2026 - 18:20
Bilhetes da Mega-Sena e da +Milionária brincam de dança das cadeiras em clima de festa junina. 13 de julho de 2026 - 7:21
lotofácil loterias caixa mega sena 12 de julho de 2026 - 11:45
estados unidos eua irã estreito de ormuz guerra 12 de julho de 2026 - 10:05
avião passagem crianças adolescentes anac 10 de julho de 2026 - 15:10
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar