Guedes promete prorrogação do auxílio emergencial caso 2ª onda da covid se confirme e azeda humor do mercado
Nos últimos dias o presidente Jair Bolsonaro já havia azedado o humor dos investidores ao flertar com a possibilidade de flexibilização do benefício

Em um momento em que a preocupação com o cenário fiscal brasileiro - deteriorado pela atuação contra os efeitos do coronavírus - não sai da cabeça dos investidores, uma fala do ministro da Economia Paulo Guedes pode ampliar o temor de piora no cenário.
Em evento organizado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o ministro Guedes disse que o governo prorrogará o auxílio emergencial se uma segunda onda de casos de coronavírus se confirmar no Brasil, seguindo a tendência do que vem acontecendo nos Estados Unidos e Europa.
"Prorrogação do auxílio emergencial se houver segunda onda não é possibilidade, é certeza. Se houver segunda onda da pandemia, o Brasil reagirá como da primeira vez. Vamos decretar estado de calamidade pública e vamos recriar [auxílio emergencial]”, afirmou.
Vale lembrar que nos últimos dias o presidente Jair Bolsonaro já havia azedado o humor dos investidores ao flertar com a possibilidade de flexibilização do benefício.
O ministro afirmou que o cenário ideal e previsto pela equipe econômica é de que o auxílio se encerre no fim de 2020, mas, caso seja preciso, entrará como uma medida de contingência. Segundo Guedes, o plano é que o auxílio seja incorporado ao Bolsa Família ou um novo programa social, ainda em estudo pelo governo. “Politicamente, o programa [Renda Brasil] não foi considerado satisfatório pelo presidente. No meio da eleição, não era hora de ter essa discussão”, completou.
Leia Também
Tem dinheiro esquecido nas bets? Faltam poucas horas para sacar antes do fechamento das plataformas
Tanto o câmbio quanto a bolsa brasileira reagiram às falas. A moeda americana acelerou o movimento de alta e o Ibovespa caminhou para as mínimas do dia. Confira toda a movimentação dos mercados na nossa cobertura especial.
Guedes destacou também que a economia brasileira já começa a se recuperar 'como um urso que estava hibernando' e, caso seja necessário, a ideia é gastar uma parcela menor do PIB com o enfrentamento da pandemia - cerca de 4%, contra os atuais 10%.
O ministro Paulo Guedes aproveitou o evento para endereçar também outras questões, como o enfrentamento do coronavírus no auge da pandemia.
Para o ministro, o país viveu uma ameaça de caos social que não se concretizou, já que não houve desabastecimento dos supermercados e disse ainda que o setor manteve a economia em funcionamento. O evento que contou com a participação de Guedes foi promovido pela associação brasileira do setor.
*Com informações da Broadcast
O QUE BOMBOU
Chinelo-mule polêmico da Havaianas, o que falta para a Hapvida se recuperar e o fim da greve da Caixa: veja as mais lidas da semana
3 de outubro de 2026 - 17:24VEJA COMO VOTAR
Seu Dinheiro é finalista do Prêmio +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças 2026; veja como votar
3 de outubro de 2026 - 10:00PARA OS ESTUDANTES
Pé-de-Meia outubro 2026: veja quem recebe a sétima parcela e as datas de depósito
3 de outubro de 2026 - 5:08MOMENTO PROMISSOR
Recuperação do setor de shoppings anima BB Investimentos; veja por que Allos (ALOS3) e Multiplan (MULT3) tiveram preços-alvo elevados
2 de outubro de 2026 - 19:00INDECISÃO?
Já não basta bater recorde para a Embraer (EMBJ3)? Entregas do terceiro trimestre dividem JP Morgan e Santander
2 de outubro de 2026 - 16:30DEPOIS DA QUEDA
A mulher por trás da farsa da Theranos quebra o silêncio: o que esperar do documentário que revela sua versão da história?
2 de outubro de 2026 - 14:07BOLA DIVIDIDA
Lotofácil 3794 posiciona 3 ganhadores a meio caminho do primeiro milhão de reais; Mega-Sena 3065 acumula e prêmio aumenta para R$ 82 milhões
2 de outubro de 2026 - 6:28OLHO NO CALENDÁRIO
INSS e BPC/LOAS outubro 2026: veja quando os benefícios serão depositados
2 de outubro de 2026 - 5:07O FUTURO DA BOLSA
Eleições 2026: o que pode levar o Ibovespa aos 248 mil pontos — ou derrubá-lo a 165 mil, segundo a XP
1 de outubro de 2026 - 19:50AÇÃO NO EXTERIOR
Esta fabricante de chips já subiu 476% no ano, e ainda está barata em meio à corrida da IA; veja o que dizem Empiricus e XP sobre a empresa
1 de outubro de 2026 - 16:40O DESAFIO DO PRESIDENTE
Lula ou Flávio? Para Kinea, ambos terão o mesmo desafio e precisarão correr contra o tempo para evitar uma crise
1 de outubro de 2026 - 15:01SEM TETO
Pix por aproximação muda hoje: a nova regra que todo usuário precisa conhecer
1 de outubro de 2026 - 11:01SÓ MUDA O MÉTODO
Entre a simplicidade e a teimosia, Lotofácil 3793 fecha setembro com 2 meio-milionários; +Milionária acumula e prêmio chega a R$ 100 milhões
1 de outubro de 2026 - 7:05A VISÃO DO DONO
Inquilino não paga o aluguel? Veja o que você pode ou não fazer e como evitar que a dívida se torne problema seu
1 de outubro de 2026 - 6:34OS ENDIVIDADOS
Não conseguiu pagar o aluguel? Entenda os riscos que você corre e como não deixar a dívida virar uma bola de neve
1 de outubro de 2026 - 6:02BENEFÍCIO NA CONTA
Bolsa Família será maior em outubro de 2026: veja quando reajuste começa a ser pago e quem poderá se beneficiar
1 de outubro de 2026 - 5:06DESTAQUES DA BOLSA
Tenda (TEND3) vai na contramão do Ibovespa e fecha em queda, mas Itaú BBA ainda tem motivos para considerar a ação atrativa
30 de setembro de 2026 - 18:45COMEÇOU A TRANSIÇÃO
‘Pense em um mundo sem imposto’: o recado de Bernard Appy para as empresas na reta final da reforma tributária
30 de setembro de 2026 - 13:50OLHO NO PIX
IRPF 2026: dinheiro de lote de restituição da malha fina do imposto de renda cai hoje na conta
30 de setembro de 2026 - 8:42SEM DESCONTO